Nossa primeira tarefa!

9 Jan

Leia Dias (2008) e experimente duas ferramentas da Internet que você desconheça (ou conheça pouco) citadas no artigo. Comente sua experiência aqui no blog. 

posted by Carla D'Elia

61 Responses to “Nossa primeira tarefa!”

  1. Miriam January 18, 2012 at 1:41 am #

    Hello

    I would like to present my blog. It was made up during my ” Especialização para docentes de Língua Inglesa” – UNESP / REDEFOR as part of the course.

    http://miriamnsblog-redefor.blogspot.com/

    hugs

    Miriam

  2. deiasud January 12, 2012 at 2:23 pm #

    Os sites que eu visitei foram wetpaint e manyreviews.blogspot. Achei muito interessante para trabalhar em sala com os alunos, pois a curiosidade em relação ao mundo dos famosos, sejam na área de filme, de moda, música e etc, é uma das coisas que eles mais gostam da fazer, não só eles, mas a maioria das pessoas. E trazer esses recursos para a sala de aula para introduzir produção textual em inglês é muito estimulante e animador.

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 3:32 pm #

      very good!

  3. luccorte January 12, 2012 at 11:58 am #

    Achei muito interessante a experiência de participar de um blog, porque apesar de já saber (de ouvir falar) o que era, nunca tinha acessado.
    Outra expêriência relevante foi a ferramenta “Wiki”, onde percebi que é possivel trabalhar com esse ambiente com os alunos e obter resultados positivos.
    Pretendo realizar produções com os alunos utilizando essa ferramenta.
    Concordo com Dias (2008), quando cita a “wiki” como um recurso que pode ser facilmente utilizado no processo de ensino-aprendizado e que não requer nenhum conhecimento mais elaborado.

  4. aleco30 January 12, 2012 at 12:03 am #

    O Texto da Dias deu muita sugestões de sites e suas ferramentas para o professor trabalhar com o objetivo de aprimorar, aprender e fazer com que os educandos compartilhem conhecimentos por meio das mídias eletrônicas. Eu nunca trabalhei com blogs, agora, a partir deste curso e também da leitura feita do texto citado acima e também dos sites sugeridos, percebi a riqueza do reportório que temos e poderemos trabalhar com meus alunos. Portanto, pretendo começar a utilizar os blogs, e-groups entre outros como recursos para estimular a aprendizagem do inglês.

  5. edilenecruz January 11, 2012 at 10:17 pm #

    O advento da TIC sem dúvida alguma traz inúmeros benefícios para ensino da língua estrangeira. O texto da Dias é muito informativo, apenas. Utilizar todos esses meios para ensinar o nosso aluno é uma necessidade urgente e ao mesmo tempo árdua.
    Na sala de aula meu aluno acha graça quando uso o termo negrito.

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 12:42 am #

      naõ se usa mais o termo negrito?? saiu de uso?? eu não entendi a colocação.

  6. neidegomes January 11, 2012 at 6:44 pm #

    Oi Carla! Pesquisei o site (www.blogger.com) e achei interessante. É simples, dá para os alunos explorarem imagens, vocabulário, formar frases etc. Não domino esta ferramenta, mas meus alunos já utilizam com outros professores. Também visitei o (www.wetpaint.com) e dá pra fazer um trabalho de pesquisa sobre as pessoas famosas, como nacionalidade, profissão, descrição física, suas preferências etc. Vou fazer uns testes, mexer mais com a ferramenta pra quando iniciar as aulas eu possa levar algo diferente que os estimule a escrever em inglês.

    • Carla D'Elia January 11, 2012 at 11:42 pm #

      Oi, Neide! Que legal! Você achou que o blogger pareceu mais ou menos tranquilo de usar que o WordPress? Esses dois sites são dois grandes concorrentes e são fontes de muitos blogs!

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 12:43 am #

      que bom!!! usamos aqui o wordpress mas se vc se sentir mais à vontade com outro site de blog , go ahead baby!!!

  7. maggieferro January 11, 2012 at 5:37 pm #

    Apesar do texto de Dias tratar a ferramenta “blogs” como o mais simples e amistoso, acredito, que pode ser um recurso atrativo para que os alunos tenham a iniciativa de participar e postar seus comentários em inglês ou até atividades referente às aulas.
    Adorei realenglish e já posso imaginar a introdução dos documentários, diálogos que podem ser apresentados em sala de aula, contextualizando com os assustos do livro didático. I will use it, for sure!!!

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 12:44 am #

      que bom! se puder depois reportar para nós como foi, fique à vontade.
      estou curiosa.

  8. rosyforever January 11, 2012 at 4:05 pm #

    Achei interessante os dois sites,www.grammar.net.com e http://www.monica.com.br/ingles.É possivel utilizar os dois é útil para o professor trabalhar com os alunos e site do grammar serve para auxiliar tanto aluno quanto o professor.

  9. rosatakahama January 11, 2012 at 3:58 pm #

    Pessoal!!!! Os sites são de grande valia para o aprendizado, principalmente para tirar duvidas acesse o site e conheça as belezas do mundo. http://www.oup.com (University of oxford) e http://www.grammar.net.com

  10. rosatakahama January 11, 2012 at 3:53 pm #

    Pessoal!!! Os sites são de grande valia para o aprendizado e tirar as duvidas acesse http://www.grammar net.com e http://www.oup.com (University of oxford)

  11. alexsdrocha January 11, 2012 at 12:20 pm #

    Com o avanço tecnológico, e a necessidade de maior agilidade na troca de informações, cria-se a cada dia uma nova ferramenta que nos permitam as trocas de experiências.
    Dessa necessidade suriram as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) que vem ganhando espaço e um maior número de adptos no meio escolar e acadêmico. Com as TICs podemos estudar, pesquisar e explorar assuntos sem sair de casa ou do trabalho. Basta ter acesso ao ambiente virtual.
    Particularmente não tenho o hábito de postar comentários em blogs, por isso o fato de estar aqui escrevendo se tornou uma nova ferramenta de comunicação a qual posso utilizar com meus alunos e colegas profissionais.
    Já conhecia blogs, mas confesso que mal sabia seu sentido de existência. Pude ao vivenciar neste curso a criação de um blog WordPress para turma, compreender sua razão de existir e seu uso.
    Outro meio que nunca havia explorado eram as webquests, e na minha pesquisa localizei espaços de compartilhamento de informações e projetos, pesquisei e encontrei o site http://www.portalwebquest.net/, um espaço que explica e direciona pra que servem as webquests.

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 12:47 am #

      muito bem! e vc acha que webquests daria para vc usar em alguma série ligada a algum tema dos cadernos ????

  12. teachernc January 11, 2012 at 11:56 am #

    About the site http://www.eltpodcast.com it is very good for all levels and using the transcripts AFTER istening acitivity complements the study. I thought this site is great for Basic levels also.

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 12:47 am #

      de que maneira ele é bom para o nível básico também, neusa???

  13. tobehappytodayclaudia January 11, 2012 at 11:54 am #

    Olá, entrei no site http://www.lovecator.com e http://www.starfall.com, achei intereressante o primeiro pois os adolescentes sempre estão envolvidos em relacionamentos e isso atiça a curiosidade do aluno, mesmo quando o aluno não entende muito de inglês ele pode tentar ter uma ideia geral do que se fala ou buscar ferramentas para entender palavras que não conheça e com certeza não saíra do site sem entender a mensagem que o site quis passar e assim de uma maneira natural ele vai buscando conhecimento, para interagir com o texto, já o segundo achei bem colorido, chamativo como toda criança gosta, se a princípio o aluno não entende uma palavra em inglês há figuras que ajudam a interpretar o sentido, então até quem não é alfabetizado em português pode entender o exercício proposto com a ajuda de imagens.

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 12:48 am #

      obrigada, pela sua explicação !

  14. almeidasandra January 11, 2012 at 11:52 am #

    Naveguei por http://www.esl-lab.com e fiquei encantada com a infinidade de recursos para listening. Tbem no http://www.bbc.co.uk que é especialmente interessante pela oportunidade de vivenciar a comunicação síncrona. Falta-me tempo agora para comentar sobre as demais ferramentas que com certeza irei experimentar oportunamente para aumentar as opções de suporte das mesmas no dia a dia.

  15. josi January 11, 2012 at 11:50 am #

    Através do comentário da colega visitei o site http://www.grammarnet.com, muito interativo dividido por temas com algumas informações em português facilitando a compreensão.
    Sendo um excelente recurso de fixação de conteúdos, lúdico e divertido.

  16. nilcemota January 11, 2012 at 11:45 am #

    txt

  17. jovojo January 11, 2012 at 11:38 am #

    experimentei o twitter achei muito interessante,porem muito complexo pra mim.
    ah! tambem visitei o fotshop adorei foi uma rica experinçia

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 12:50 am #

      o fotshop seria interessante em sala de aula??
      por que ele te proporcionou uma experiência rica???

  18. crislima9 January 11, 2012 at 1:36 am #

    Oi! dentre as ferramentas sugeridas pela autora, já fiz parte de um grupo de discussão sobre LA (Lingística Aplicada). É uma ferramenta útil, acessível e econômica! já o as maravilhas do blog, estou descobrindo agora!

  19. juvcr January 11, 2012 at 1:31 am #

    Criei uma conta no twitter e foi super fácil ja estou seguindo a lady gaga rsrsr e criei uma conta no wikipedia mas nao entendi direito como usar. Existe muita informação para verificar por isso necessito de um pouco mais de tempo usando a ferramenta para conseguir inserir em minhas aulas

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 12:50 am #

      very good!!!!!

  20. luaisbrecht January 11, 2012 at 12:07 am #

    I have used some of the blogs and I see that is an easy way of writing, specially for youngers.
    About Wetpaint: it’s an only reading tool which can inspirate our students to produce the same kind of news on the Wikispace, and also very easy to work on.
    I use WebQuests at least once a year and all the students help me, giving ideas. I don’t have internet in all classrooms but I suggest some websites to help them during the process.
    In general, they don’t use the internet to study, most of them chat! so I send some comics by e-mail, and also use before starting a new content.
    The only different thing that I couldn’t understand was the Podcasts.

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 12:51 am #

      ok, mabye you can raise this question by the end of the course, so we can try to answer it.

  21. rosemeiretallo January 10, 2012 at 11:10 pm #

    Eu nunca tinha explorado um blog antes, então foi uma experiencia nova um pouco difícil, mas com ajuda consegui superar minhas dificuldades. Eu também gostei de visitar o site http://www.monica.com porque e muito interativo e me ajudara a trabalhar com as crianças trazendo algo diferente com imagens e interação.

  22. amandardalmeida January 10, 2012 at 11:02 pm #

    Olá pessoal, lendo o texto de Dias, e vi que a maioria dos sites apresentados não conhecia, e entrei em alguns deles para verificar. No site http://www.eltpodcast.com pude perceber que há diversos diálogos que pode ser explorado na parte de escute desde o nível básico até um nível mais avançado, no qual há as transcrições das conversas.
    O site http://www.voy.com é livre para fóruns de diversos temas, filmes,livros, artistas, música e etc, no qual é possível abrir novos tópicos de discussão ou participar dos já existentes, sendo possível praticar a escrita. NO site http://www.grammarnet.com há um infinita variedade de vocabulário, até mesmo jogos como forca, no qual é possível adquirir vocabulário brincando. No site da BBC é interessante pois temos acesso a um jornal online em inglês que é possível fazer comparações com jornais online nacionais, ou trabalhar reportagens, previsão do tempo dentro outros temas a serem explorados. Achei interessante os sites em sua maioria pois mesmo que não seja usado com frequência pelos alunos devido as condições da escola ou algum empecilho é possível ser utilizado pelo professor como ferramenta de complementação de suas aulas.

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 12:52 am #

      very good points, amanda.

  23. patriciagrava January 10, 2012 at 10:15 pm #

    I forgot to ask..teacher, sorry my poor english, but I need to try to write…Kisses!

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 3:37 pm #

      mas é tentando que vamos aprendendo!!! hang in there!

  24. patriciagrava January 10, 2012 at 10:13 pm #

    The text suggested to us, written by Reinildes Dias is very intersting. I confess that those learning online practices presented to seem easier than I thought. Like a teacher I can affirm that sometimes we do not the things, we do not testing new ways and opportunities of teaching because we are afraid. our confortable zone just allow to use a piece of chalk and the blackboard. The several dificulties that we have to deal every day leave us paralised in front of the new perspectives. I intend to try to create a blog (like the text suggest) with the help of my students and to use the informatic lab of my school to allow those students that do not have acess to internet can create their own e-mails.
    The only experience that I have in this area is the use of computers to do searching about personalities and to know the meaning of some unknown words that appeared in our materials.
    I need to say that this material is very significant to improve my teaching practice in foreign languages.

  25. laisquinta.wordpress.com January 10, 2012 at 6:05 pm #

    Ferramentas da internet que desconhecia citadas no artigo: http://manyreviews.blogspot.com/. Nesta adorei “Who are they”, “quiz”, “listening” e as resenhas de filmes, atores e artistas famosos e obtive informações bem ricas; http://www.oup.com- showed “Opportunities to develop your career”, “Current Jobs Learning and Development” and tips books, by OXFORD University Press.

  26. familiaclarazito January 10, 2012 at 5:46 pm #

    I liked of site http://www.monica.com because it is interactive, have very images the helps the understending of not only the words

    My friends I read
    Sorry

  27. familiaclarazito January 10, 2012 at 5:44 pm #

    amoressssss vejam este curta Vida Maria.AVI retratando a tentativa de “Marias” de aprender a escrever

  28. almeidasandra January 10, 2012 at 3:47 pm #

    test sandra a

  29. sandrarodriguesbr January 10, 2012 at 1:54 pm #

    Aqui esta o video que comentamos agora na aula SCHOOLS KILLS CREATIVITY:

    Enjoy!

  30. evelinecavalcante January 10, 2012 at 1:46 pm #

    O processo de ensino-aprendizagem no século 21 está fundamentado na interação não apenas dos discentes e docentes, mas também dos discentes entre si. Para tanto os exemplos de ferramentas disponíveis na web, colocados no artigo de Dias (2008) podem e devem ser experimentados pelos docentes que almejam fazer de sua prática educacional algo adequado e apropriado aos discentes do século XXI.
    Esta prática promove competências necessárias para o ambiente educacional do século XXI e está ajudando os educadores a repensar o processo ensino-aprendizagem do ambiente educacional nos dias de hoje e a fazer do aluno um aprendiz autônomo e parceiro-pesquisador.
    A prática pedagógica que inclui as TICs cria novos desafios didáticos ensinando os educadores a modificar substancialmente o ensinar e o aprender no processo ensino-aprendizagem. Esta prática propõe modificar e ampliar os papéis do educador e aluno no ambiente educacional do século XXI, instrumentalizando os educadores a criar um plano de aula virtual colaborativo, investigativo e interativo.
    Dentre as ferramentas da web exemplificadas por Dias, no artigo, uso quase todas; a webquest é minha parceira no ensino de aspectos culturais da língua inglesa. Faço os alunos investigarem a respeito dos mais diferentes aspectos culturais em língua inglesa – desde feriados, passando por comportamentos até folclore. Acredito que o ensino de uma língua não deve deixar de lado a cultura do país da língua que se aprende.
    Confesso que não uso com a frequência que deveria o suporte de criação de blogs ou podcasts pelo fato de demandarem tempo para o verdadeiro trabalho colaborativo de docente-discentes e/ou discentes-discentes, porém possuo plena consciência da perda da construção coletiva do conhecimento dos discentes em minhas mãos.
    Vez ou outra faço uso de um aplicativo chamado JING – que pode ser baixado gratuitamente: http://www.techsmith.com/jing.html; ele me ajuda a dar feedback à produção textual de alunos. É um aplicativo que aceita marcador de textos e, ao mesmo tempo que se marca ou destaca partes da produção textual do aluno, o docente faz as observações gravando o que quer dizer ao aluno. É uma forma bem interessante de corrigir a produção textual de alunos.

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 3:42 pm #

      vamos tentar essa ferramente que evenilce sugeriu?? está muito relacionado com o que fazemos : dar feedback para o aluno da sua produção escrita.

  31. gilvanice January 10, 2012 at 1:46 pm #

    http://lyrics.com e http://live-radio.net/info.shtml

    Sites de atividades de oralidade

    São sites muito úteis para trabalhos escolares, mas na minha escola não temos acesso a internet.

    Gilvanice

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 3:39 pm #

      que pena. mas vc pode pensar em como a internet pode ser seu apoio, um recurso para vc buscar material autêntico, achar videos (tem datashow lá??) imprimir imagens??? e para o aprendizado do inglês mesmo.

  32. milanimarcia January 10, 2012 at 1:38 pm #

    Dias (2008) em seu artigo nos apresenta sites variados, o que nos possibilita acessar diferentes tipos de conteúdos. O site da turma da Mônica é bem interessante, pois há um vocabulário vasto e é bem interativo. Achei muito interessante, também, o site que podemos criar grupos, e através deles contactarmos todos os nossos amigos e ao mesmo tempo eles receberem uma mesma mensagem.
    Foi muito bom ter contato com o artigo, a leitura é muito rica e as dicas que Dias (2008) nos dá são muito valiosas.

  33. laisquintalaisquinta.wordpress.com January 10, 2012 at 12:36 pm #

    Será que deu certo?

  34. nilcemotanilcemota January 10, 2012 at 12:27 pm #

    http://www.esl-lab.com e http://www.ello.org/

    sites viáveis para se trabalhar com os alunos, desde que a escola nos ofereça uma internet com velocidade adequada para carregar as páginas que são muito pesadas…
    Nilce Mota

    • mmferreira72 January 10, 2012 at 3:20 pm #

      por quê vc acha que esses sites são viáveis??
      achei interessante seu comentário sobre a infraestrutura que a escola precisa ter para possibilitar o trabalho com as tics.

      • nilcemota January 10, 2012 at 5:16 pm #

        Em ambos os sites nas atividades que analisei (grau de dificuldade fácil), meus alunos teriam condições de acompanhar a leitura, mesmo que nesta situação para eles “não seria tão fácil assim”, contudo a pronúncia é pausada, e com dedicação os guris e gurias conseguirão acompanhar as atividades propostas…

  35. rbs12 January 10, 2012 at 12:27 pm #

    I liked of site http://www.monica.com because it is interactive, have very images the helps the understending of not only the words

    • mmferreira72 January 10, 2012 at 3:21 pm #

      do you think it is possible to use this site in your classrooms??

  36. rosyforever January 10, 2012 at 12:20 pm #

    testando.

  37. naniwamiriamhiromiaota1965 January 10, 2012 at 12:09 pm #

    Visitei o site http://www.voy.com e fiquei bastante interessada em criar fóruns para que possamos montar grupos de estudo para debatermos temas de nosso interesse.

    Outra sugestão da autora que gostei foi o http://www.eltpodcast.com que disponibiliza diálogos em vários níveis e acompanha a transcrição.

    Miriam Naniwa

    • mmferreira72 January 10, 2012 at 3:23 pm #

      qto ao segundo site mencionado, vc considera possível a utilização dele no seu contexto de trabalho?

  38. elisete10 January 10, 2012 at 12:08 pm #

    I thought very nice blog : http://manyreviews.blogspot.com , because I love movies and there you can find many informations about the actor , movies and a lot of quizzes
    that you can work in class with your students to practise some points of grammar and conversation in a fun way.

    Elisete

  39. sandrarodriguesbr January 10, 2012 at 12:01 pm #

    Nunca tinha explorado WebQuest e encontrei um artigo muito interessante sobre um dos meus temas favoritos que é a criatividade… How to encourage creativity among students with young adult literature.
    http://bookhenge2011.wikispaces.com/file/view/Using+WebQuests+to+Encourage+Creativity+Among+Students+Working+with+Young+Adult+Literature.pdf

  40. teachernc January 10, 2012 at 1:59 am #

    Hi. I visited http://www.voy.com (forum tool/website) and I found easy/interesting to start any forum discussion.The section “glossary” is good to get used to the forum’s terms in English before posting comments. Neusa : )

    • mmferreira72 January 12, 2012 at 3:44 pm #

      good !!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: