Anne Frank’s Diary

26 Jan

Um personagem histórico mundialmente conhecido cujas memórias seguem vivas graças ao que escreveu em seu diário foi Anne Frank.

No site http://www.annefrank.org , além de haver informações sobre a história de Anne Frank (timeline, o que havia em seus diários e muito mais), há também uma visita virtual ao museu que me pareceu bastante exciting! (Para a visita virtual entre em http://www.annefrank.org/en/Subsites/Home/ – há vídeos, navegação em 3D pela casa de Anne Frank etc.)

Vocês acham que esse site pode servir como ferramenta para motivar a escrita em sala de aula? De que formas sugerem utilizá-lo?

3 Responses to “Anne Frank’s Diary”

  1. Marilia Mendes Ferreira February 6, 2012 at 2:23 pm #

    as sugestões são ótimas. outra seria o trabalho interdisciplinar que o tema proporciona com história por exemplo. Esse livro é muito lido nos EUA na escola regular e provavelmente na Europa também. A questão seria perguntar , numa proposta de etramento crítico, por que aqui não? os alunos brasileiros conhecem Anne Frank? se sim ou se não por quê? qual a relação que brasileiros , americanos e europeus têm como o holocausto? vale aqui uma pequena enquete just out of curiosity.
    qual o impacto que esse diário (essa escrita ) teve na vida das pessoas? Lembro-me aqui do filme Freedom Writers, baseado em fatos reais, em que devido ao seu grande interesse pelo livro e seu tema os alunos chegaram a convidar a senhora que havia protegido a família da garota. a leitura do livro afetou a vida deles. quais livros nos afetam? nos mudam? fazem a gente ver a vida de forma diferente? num país onde pouco se lê , e muito menos se escreve, são perguntas bem interessantes de se discutir com os alunos.

  2. Neusa January 26, 2012 at 7:16 pm #

    O assunto “Anne Frank Diary” é muito interessante e acredito que alunos a partir do Pre-Interm.2 podem sim, fazer bom uso do webquest sugerido por nossa colega Eveline, bem como, pode-se relacionar esse item, também, com o exercício de escrita “Biografia”. Muito bom! Neusa

  3. Eveline Cavalcante January 26, 2012 at 11:22 am #

    Webquests são instrumentos excelentes para fazer do aluno um parceiro-pesquisador. Há várias webquests focando as memórias de Anne Frank.
    A mais apropriada para direcionar os alunos para os dois sites mencionados no post é a webquest do Carson Junior, uma escola pública de Mesa, no Arizona, EUA. A webquest é bem simples de ser desenvolvida pelos nossos alunos e eles podem pesquisar nos sites, como já falei.
    Acessem o Carson Junior:http://www.mpsaz.org/carson/departments/english/anne_frank/
    É bem bacana!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: