Notícias sobre educação

17 Feb

Gostaria de divulgar duas notícias sobre educação

Folha de São Paulo edição de 11/02/2012 CORREÇÃO DA PROVA DO ENEM VAI MUDAR, DIZ MERCADANTE

Folha de São Paulo edição de 12/02/2012 EDITORIAL ESTADO DA EDUCAÇÃO

Gostaria de ressaltar que os textos jornalísticos são ótimas oportunidades para exercitarmos em nós mesmos o letramento crítico.

Em particular, gostaria de comentar uma fala  de Mercadante na sua entrevista, que compõe o primeiro texto

“A tecnologia não é um objeto em si mesma, mas um instrumento que pode contribuir para um salto de qualidade. A escola tem de ser um agente que contribua para o processo de inclusão digital”.

Algumas perguntas que podemos nos fazer:

1) o que mais pode contribuir para um salto de qualidade na educação?

2) por que a escolha  da palavra salto?qual o efeito de sentido que isso traz?

3) As ações do MEC têm sido coerentes com essa fala? (algo que teríamos que observar a partir de agora).

diante das reportagens sobre tablets, laptops, lousa eletrônica nas escolas públicas me parece que a mudança na educação vai na direção do que é  facilmente perceptível , no visual, nos avanços tecnológicos, nem sempre acompanhadas de ações outras que garantam ou aumentem a probabilidade de sucesso dessas medidas. Exemplo. o professor sabe como utilizar esses recursos para dar aula? para obter maior aproventamento na aprendizagem? e operação da lousa, que é algo super complicado e exige treinamento?

Aquilo que é visível dá mais voto e questões de base, ou seja, a qualidade do trabalho do professor, o que ele faz em sala – independente dos recursos mediadores de caráter tecnológico – é negligenciado. isso não é fácil de se notar. não dá ibope . não dá voto.

4) a tecnologia nas ações do ministério da educação estaria servindo a que objetivo realmente??

5) O que mais pode ser feito na educação além da utilização dos recursos tecnológicos citados , que envolvem licitação de empresas, compras etc, para que ela entre no século 21?

gostaria que vcs participassem desse diálogo.

o que fiz aqui é uma leitura crítica do texto, propondo questões que vão além da detecção de conteúdo da matéria (as famosas perguntas o que, quem , quando, onde) e dialogando o texto com outros textos.

2 Responses to “Notícias sobre educação”

  1. teachernc February 21, 2012 at 1:32 am #

    Marília, muita boa a proposta de discussão. Quero comentar sobre “tecnologia” pois, o que está ocorrendo é um completa defasagem entre a “intenção/promessa” de uso do recurso tecnológico e a capacitação do professor e planejamento de utilização em sala de aula. A tecnologia sem CONTEÚDO não funciona e o “salto” almejado não acontecerá por milagre, saltar significa mudar de um plano/plataforma para outro, no caso da analógica para a digital mas, sabe-se que qualquer “salto” exige preparação prévia. Reproduzo aqui um comentário que lí em uma discussão de grupo de estudos sobre tecnologia e educação: “Em breve todo aluno terá um “AVA” mas, o que vai contar mesmo é o conteúdo! ” (Nota: AVA= ambiente virtual de aprendizagem). Continue-se a discussão… Neusa

    • Carla D'Elia February 23, 2012 at 11:57 pm #

      Neusa, foi muito interessante você apontar que o “salto” não acontecerá por milagre. Que tipo de esforços você acha que seriam importantes/ essenciais para que haja esse “salto”? O que você proporia?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: