Estereótipos nacionais: oportunidade para trabalhar com letramento crítico!

21 Feb

Tendo em mente que muito em breve a Copa do Mundo e as Olimpíadas serão aqui no Brasil, vale à pena dar uma olhada no que está acontecendo em Londres (sede das Olimpíadas deste ano de 2012).

Saiu na mídia um breve “guia de etiqueta” para os jogos olímpicos este ano. Há algumas descrições de várias nacionalidades e nós, brasileiros, não escapamos dessa!  Leiam o trecho abaixo e cliquem no link para ler a matéria na íntegra:

· Don’t ask a Brazilian personal questions

Steer clear especially of such issues as age, salary, or marriage to someone from Brazil, Argentina’s fierce rival.”

Fonte: http://news.bbc.co.uk/local/london/hi/people_and_places/2012/newsid_8904000/8904700.stm

Tendo isso em mente, utilizei em aula uma imagem que vem sendo compartilhada em social media websites (Facebook, Twitter etc.) criada por uma garota que decidiu produzir sua própria descrição do que é ser Brasileiro com o intuito de gerar discussão a respeito dos estereótipos nacionais. Pedi para que meus alunos modificassem as frases com as quais não concordavam, argumentando por que pensavam assim, e escrevessem sua própria descrição do que é ser brasileiro (alunos de básico a avançado conseguiram fazer a atividade com as devidas adaptações🙂 ).

Fonte direta do facebook (não é preciso ter uma conta pois a imagem foi postada como pública):

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150660399204359&set=p.10150660399204359&type=1&theater

Este é um exemplo de como mídia social pode ser utilizada em sala de aula (mesmo sem acesso à Internet na escola, o material pode ser impresso e utilizado).

Qual a importância de se trabalhar com a questão do estereótipo nacional? Afinal, o que é ser brasileiro e qual o impacto disso na nossa vida?

🙂 Enjoy Carnaval!

6 Responses to “Estereótipos nacionais: oportunidade para trabalhar com letramento crítico!”

  1. mmferreira72 February 24, 2012 at 12:40 am #

    ótima postagem carla, vou utilizar esse material para minha aula de comunicação oral 2 em que discutimos comunicação intercultural.

  2. teachernc February 22, 2012 at 11:59 pm #

    O conceito Brazilianismo é muito abrangente e nem sempre nos reconhecemos na “imagem” que os outros, estrangeiros, tem de nós.

    Quanto à tecnologia, concordo com o comentário da Patricia, parece que o círculo está se fechando e tudo se conectando, novas informações, práticas… Só sinto que o tempo de adaptação tem uma certa urgência que ainda não é muito fácil de administrar. Abs, Neusa

    • Carla D'Elia February 23, 2012 at 1:36 am #

      Quanto ao Brazilianism, concordo, é bastante abrangente! Mas não seria interessante instigar os alunos a criarem sua própria imagem do que é ser brasileiro? De como ele se vê e vê seu país?

      Quanto à tecnologia, apesar da sensação de urgência, cada passo dado conta! A tecnologia em si está em constante mutação, evolução e é comum termos essa sensação de que ela anda mais rápido que nós🙂. Vocês estão de parabéns por tudo o que terem feito e sinto que progrediram bastante!

  3. patriciagrava February 22, 2012 at 12:23 pm #

    É interessante como parece que as coisas estão todas se encaixando a favor da mudança radical no meu modo de trabalho. Depois de ter feito o curso com vcs, o tema “tecnologia” deixou de ser um bicho papão para mim, e mesmo sem saber direito, estou metida e intrometida, fuçando td! O curso da pós do REDEFOR tem trabalhado a temática sobre estratégias de leitura em LE, ou seja, td está se casando, se fechando como num círculo e td material se encaixa perfeitamente nas possibilidades q tenho tido em sala de aula! Tem sido realmente gratificante, por alguns momentos esqueci das dificuldades e da desvalorização da minha profissão e passei a ter um fôlego novo! Quem sabe agora eu até desengavete o sonho do mestrado? Quem sabe? Obrigada pelas dicas e pela força!!! Bjus

    • Carla D'Elia February 23, 2012 at 1:41 am #

      Que ótimo, Patrícia! Entendo perfeitamente o que quer dizer! Eu acredito que as coisas mudam na nossa vida, passam a fazer mais sentido, conforme agimos. Você tem trabalhado e se esforçado para que tudo isso aconteça e o está fazendo com consciência! Parabéns!

    • mmferreira72 February 24, 2012 at 12:32 am #

      eu estou muito orgulhosa de vc Patrícia. acho que vc tem progredido muito. o seu site ficou ótimo, não sei se vc viu meu comentário e mais bonito que o nosso (tô com inveja!). O importante como já disse também para a neusa é termos consciência do que vamos fazer.
      eu gostaria que os outros colegas participassem também como vc e neusa e eveline.
      beijos
      Marília

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: