O filme Poesia

25 Mar

Assisti ao filme sul coreano Poesia e abaixo posto o link de uma resenha que gostei (http://blogdaines.wordpress.com/2011/03/18/o-filme-%E2%80%9Cpoesia%E2%80%9D-poetry/) . A resenha avalia , despretensiosamente, o filme, já que a mantenedora do blog não parece ser expert no assunto, mas gosta de cinema.  Gostaria de discutir esse filme sob a ótica da escrita, tema do nosso blog, e da mediação. Nesse filme,  a escrita funciona como um recurso mediador, utilizado pela personagem principal para aliviar as agruras da vida (ela enfrenta problemas  com o neto adolescente e, acho, com a filha também, e foi diagnosticada com Alzheimer), mas ,sobretudo, para buscar o sentido da vida. Para isso, ela se inscreve num curso de poesia, passa a frequentar um grupo que recita poesias e  busca vorazmente escrever um poema – tarefa proposta pelo professor do curso – através da técnica por ele oferecida: ver , observar os objetos a sua volta,  olhar para a folha de papel em branco e esperar pelo momento de inspiração. Ela passa a carregar um caderninho, também um recurso de mediação desse processo de busca de sentido, em que anota suas impressões sobre o que encontra de belo  pela caminhada.

A mediação é um conceito caro para a teoria com a qual trabalho – a teoria sócio-histórico-cultural e da atividade pois ela faz o ser humano ser humano e não um animal. COm ela deixamos de ter comportamentos instintivos, automáticos, não controlados. faz-nos desenvolver as funções mentais superiores. Ter comportamento mediado (ou seja fazer uso de recursos que nos auxliem em alguma tarefa) é ter agência, ser um indivíduo controlado no comportamento. Por outro lado, o ser humano não pode viver sem sentido, pois a partir deles, desenvolvemos motivos  (Leontiev,1981) (razões) para agir no mundo. A  personagem principal busca um sentido na ( ou para a) vida ,  e assim ter um motivo para viver  e ser forte para superar os conflitos . O motivo a impulsionou a buscar  ardentemente recursos mediadores para alcançar esse sentido (materializado instancialmente no poema pedido pelo professor): o caderno, seus constantes questionamentos ao professor , já que ela punha em prática seus conselhos para escrever o poema e não conseguia, sua interação com uma escritora, a participação no grupo de recitação de poemas e os conflitos com uma situação de vida adversa.

A escrita serviu para mediar sua busca de sentido das coisas e assim escrever o poema, mas , sobretudo a escrita serviu para ela buscar o sentido da vida e assim superar as suas dificuldades e , ‘de quebra’, superar uma limitação da doença de Alzheimer. No início do filme, ela esquece muitas palavras; porém, na medida em que observa o mundo, faz anotações no seu caderno para registro dessas observações, vai às aulas, interage com o grupo de poesia  para escrever o poema, essa dificuldade simplesmente DESAPARECE.

Transportanto isso para a vida real da sala de aula, da escola pública, o filme nos leva aos seguintes questionamentos:

– o valor do sentido da vida ( nossos alunos têm isso?) . em que medida a escola, ( e a família?) estão proporcionando oportunidades para que eles busquem isso?

– os alunos veem sentido no conteúdo da escola? e o que isso quer dizer? quais as implicações disso?

– se os alunos não acham sentido na vida ou no conteúdo que recebem na escola, eles vão aprender?

– como podemos fazer nossos alunos verem sentido na escola e no inglês?

-você , como professor , vê sentido na sua profissão?

-que recursos mediadores (e incluindo a escrita, seja em português, seja em inglês) você poderia utilizar para fazer sentido da sua profissão e oportunizar que seus alunos façam sentido da escola e da sua disciplina???

ME RESPONDAM POR FAVOR….. (PODE SER POR EMAIL SE NÃO QUISEREM POSTAR!!!)

participem , gente!!!

Fonte da imagem: http://www.buscafilme.com.br/filme/poesia/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: