os nossos alunos estão lendo mais?

14 Apr

Em edição de 4 de abril de 2012 a Veja reportou os resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Segundo essa pesquisa o brasileiro está lendo menos. Porém, eu já vi outras reportagens afirmando que o brasileiro está lendo mais (na própria revista, em edições anteriores), por favor não me atirem tomates porque estou lendo Veja!!

Acho que isso gera um debate interessante, vocês como professores estão em contato direto com os alunos poderiam responder

1) os alunos estão lendo menos? (pergunta gerada a partir do relatório da pesquisa citada acima)

2) a internet poderia ser um fator que afaste os alunos dos livros? (pergunte feita pela VEja na reportagem)

3)  o que fazer para estimular a leitura dos alunos ?? (seja em formato regular ou em formato digital???) (minha pergunta)

 

GENTE RESPONDA!! EU ESTOU ME SENTINDO IGNORADA!!!

2 Responses to “os nossos alunos estão lendo mais?”

  1. Carla D'Elia April 18, 2012 at 12:15 am #

    Respondendo à pergunta da Veja (2), não acho que a Internet “afaste” os alunos dos livros. Talvez eles não estejam lendo o livro tradicional (ou até mesmo o ebook), mas eles têm acesso a muitos outros tipos de leitura que antes não existiam ou eram acessíveis (redes sociais, revistas gratuitas online, jornais gratuitos, blogs etc.)

  2. teachernc April 15, 2012 at 6:00 pm #

    Pela experiência em sala de aula percebi que a maioria dos alunos lê quase nada e só o fazem quando são “obrigados” pela escola. Cheguei a me deparar com a absurda pergunta de uma aluna (Etec – curso extra Inglês) se “precisava” ler tudo ref. a indicação de leitura de um livro nivel 1 de apenas 20 páginas!!! Este é um exemplo da situação de leitura na escola/país. Espero que outros professores tenham exemplos melhores!🙂 Neusa

Leave a Reply

