Video

A menina que odiava livros

7 May

Durante toda a vida escolar, os alunos são cobrados de forma constante para que produzam material escrito, para que produzam textos em suas mais variadas formas e complexidades. Diante desta realidade, é comum presenciar situações e conhecer alunos (e porque não professores) que tenham algum tipo de resistência em relação ao – aparentemente – natural ato de ler e escrever. Neste contexto, há espaço para que a criatividade de pais e professores ultrapasse qualquer resistência ou dificuldade e apresente a ferramenta livro como um objeto interessante, através de até mesmo outras plataformas e tecnologias – como o próprio e-book.

Outro fator pouco valorizado é a reflexão: porque apenas tentar entender a intenção do autor ao invés de também pensar sobre os seus próprios entendimentos e interpretações?

Para trazer essa questão em debate, o curta-metragem A Menina que odiava livros, baseado em filme de mesmo nome, nos apresenta uma típica menina que tem um excessivo receio e aversão aos livros, mas que ao entrar em contato com os mundos lúdicos de cada livro acaba por se encantar com todas as possibilidades que a leitura lhe oferece.

Trazer os alunos para essa discussão pode ser uma maneira de fazer com que cada um reflita sobre a sua própria situação, e o curta A Menina que odiava livros serve como pano de fundo deste debate.

Porque não trazer esse vídeo – e consequentemente a questão – para sala de aula, propondo uma discussão entre alunos e professores? O que poderia ser feito pelos pais para que o interesse pelos livros surgisse antes? Qual é o papel do incentivo de pais e professores? E o educador? O que pode ser feito por ele para que o universo do livro seja apresentado de forma interessante ao aluno?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: