Produção textual e Quadrinhos

9 May

Muitos alunos tem uma forte resistência quando o assunto é produção textual. Os discursos são bem parecidos e abusam de pontos comuns, como o simplista e ilustrativo “eu não gosto porque é chato”. A criação textual, aliada de outros recursos, pode ser tão atrativa quanto qualquer aula de química, onde vulcões entram em erupção mexendo diretamente com o interesse dos alunos. Um desses recursos são os quadrinhos, ou como também são conhecidos, as tirinhas. Além de serem interessantes, pela linguagem visual e pelo humor que muitas apresentam – além de outras características – as tirinhas formam um material democrático e de fácil acesso, já que estão presentes na internet, em jornais, revistas em grande quantidade e variedade. 

Podem ser trabalhadas interdisciplinarmente juntamente com qualquer outra disciplina, ou assunto do ambiente escolar, além de também poderem abranger todos os tipos de leitores e escritores, desde aqueles com o processo de alfabetização no início, até aqueles que já possuem um olhar crítico e são capazes de apresentá-los em forma textual. Abaixo, segue um exemplo da democracia das tirinhas.

Esta tirinha pode servir como um ponto de partida, juntamente com um texto teórico, para discutir sobre a atual configuração sociopolítica da nossa sociedade. Porque não ser utilizado nas aulas de geopolítica e de história? Questões como “Can you make any connections between the atmosphere of the comic strip and your society?” or “How would you bring the ideology presented by the comic strip to our milieu?” podem ser utilizadas como ponto de partida para a discussão.


 Image

http://www.glasswings.com.au/comics/ozyandmillie.au/2004/om20040105.html

 

De que maneira essa linguagem pode estimular a participação de alunos? Além das tirinhas, o que mais poderia ser utilizado com o intuito de trazer os alunos para discussão? Trazer o tópico a ser estudado para a realidade do aluno – aproximando o assunto do aluno – interfere em quais aspectos? O espaço para discussão está sempre aberto.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: