Carta ao Editor – por Raquel Durães

11 Jul

Os médicos brasileiros estão com medo de quê?
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,medicos-estrangeiros-comecam-a-trabalhar-no-brasil-em-setembro,1051390,0.htm
Prezados Senhores,
Hoje é comum todas as classes trabalhadoras reivindicarem direitos, recentemente um dos setores mais conservadores da sociedade viu sua condição de profissional liberal ser extinta pelos planos de saúde e agora se sentem ameaçados com a vinda de médicos estrangeiros ao Brasil.
Tal classe que se entitula “elitizada” e intocável passa por um sentimento excludente, porque nenhum profissional em qualquer esfera é insubstituível. O médico estrangeiro apresenta um novo desafio no setor de saúde no nosso país.
A problemática é muito maior do que imaginamos, é preciso investir em saúde? Evidente que sim! Mas é preciso rever a formação do médico de modo geral, dados do CREMESP apontam que menos da metade dos médicos foi aprovada nesse exame.
Um exemplo é a medicina em Cuba que usa um modelo diferente ao brasileiro. Está fundamentado em atenção básica e prevenção e não espera o paciente estar desfalecendo para tratá-lo.
Definitivamente o Brasil é uma terra “tupiniquim” com todo respeito aos nossos irmãos que gozavam de plena vitalidade até a vinda de seus colonizadores herdeiros deste vasto império. Pensamos em investimentos em saúde, esporte, infraestrutura, mas autoridades aniquilam o nossa maior conquista que podemos adquirir em longo prazo, a melhoria na EDUCAÇÃO.
O que esperar de um país onde professor é chamado de TIO e técnico de futebol é chamado de professor (mestre)…
Devemos rever o que de fato é prioridade, ACORDA BRASIL!!!
Por trás da reivindicação de uma classe médica há interesses pessoais e profissionais movidos pelo egoísmo e capitalismo exacerbado.

Raquel Durães

11/07/2013

One Response to “Carta ao Editor – por Raquel Durães”

  1. segio July 12, 2013 at 12:28 pm #

    Talvez como soluçao de imediatez se faz necessário a contrataçao de médicos estrangeiro para nossa saúde que ha muito anos vive o caos. Após as grandes manifestações da populaçao o governo federal reslveu dar prioridade a saúde.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: