A legalização da maconha no Brasil – Grupo: Andreia, Dora, Lidiane

12 Jul

marcha-da-maconha-belc3a9m-fsm-2009

Um dos assuntos polêmicos no Brasil é a legalização da maconha. A droga não é vendida legalmente em nosso país mas em cada esquina é possível comprá-la. Então, é necessário  legalizar seu comércio para que haja a liberdade do indivíduo ou permanecer ilícito?

42 Responses to “A legalização da maconha no Brasil – Grupo: Andreia, Dora, Lidiane”

  1. Lívia Gabriela e Mariana Silva September 10, 2013 at 12:51 pm #

    Guarulhos, 10 de Setembro de 2013
    Prezado editor
    Venho por meio dessa carta expressar a minha opinião sobre a legalização da maconha no Brasil. Todos sabemos do uso ilícito da maconha de forma exacerbada . Essa droga assim como o tabaco, por exemplo, com o uso prolongado torna o usuário totalmente dependente já que a planta apresenta THC, um componente psicoativo. O THC inalado, ao chegar ao cérebro, libera quantidades supra fisiológicas de neurotransmissores, como a dopamina, ligados às sensações de prazer e de recompensa. Os circuitos de neurônios envolvidos são sobrecarregados, perdem gradativamente a sensibilidade à droga, produzindo concentrações cada vez mais baixas dos neurotransmissores. Nessa fase, a nostalgia toma conta do espírito do usuário. É por causa desse mecanismo de tolerância ou dessensibilização que o prazer induzido não apenas pelo THC, mas por qualquer droga psicoativa diminui de intensidade com a administração prolongada. A diferença porém, entre o tabaco e a maconha é que o tabaco não tem ação entorpecente. Assim, tanto a droga como o tabagismo são prejudiciais a saúde, e diminuem a expectativa de vida da população. Todavia, o uso da maconha é enrustido na sociedade, já que é ilegal o que não impede o trafico e o consumo. Com a legalização da maconha, o país se tornará um caos, com o uso e a venda abusiva da droga.
    Atenciosamente,
    Lívia Gabriela e Mariana Silva

  2. maiadenise2013 July 12, 2013 at 7:53 pm #

    O uso ocasional da maconha pode levar os jovens a se viciarem em outras drogas, sugere um novo estudo realizado pela Universidade New South Wales, na Grã-Bretanha.

    Os especialistas disseram que, assim como os usuários frequentes, os jovens que consomem a droga de vez em quando tendem a experimentar outras substâncias ilícitas anos mais tarde.

    O levantamento acompanhou durante uma década 2.000 estudantes entre 13 e 14 anos. A professora Louisa Degenhardt, líder do grupo de pesquisa, disse que existe uma forte relação entre o uso da maconha e o vício em outras drogas e ressaltou a influência negativa que a substância exerce na vida dos futuros adultos.

    A pesquisa de Degenhardt foi publicada na revista especializada British Journal of Psychology e mostra que adolescentes que ocasionalmente fumam maconha possuem até três vezes mais chances de usarem drogas pesadas quando chegarem aos 20 anos. Os jovens que fazem uso da maconha uma vez por semana possuem 12 vezes mais chances de sofrer com problemas de dependência química na vida adulta.
    http://veja.abril.com.br/noticia/saude/maconha-pode-ser-porta-entrada-outras-drogas-afirmam-cientistas

  3. maiadenise2013 July 12, 2013 at 7:50 pm #

    Psicóloga Marisa Lobo Palestranto em um encontro de Vereadores do Paraná
    Marisa Lobo Palestranto em um encontro de Vereadores do Paraná

    Marisa Lobo: Seguramente sem medo de errar digo que é a principal porta de entrada para outras drogas, a busca desenfreada pelo prazer faz muitas vezes o viciado buscar outras drogas mais potentes, além de sua interação com outras drogas, como o álcool, por exemplo que é um dos principais riscos a saúde física, mental e social, pois deixa a pessoa em questão totalmente violenta, potencializando seus efeitos, podendo até matar em uma overdose, além de com o tempo causar danos irreversíveis no cérebro humano, a ordem de vício nem sempre é essa, mas a maconha está presente em quase a totalidade, como um caminho da degradação. “

    • deia143 July 12, 2013 at 7:55 pm #

      Denise, concordo com você…. a maconha é pode ser a porta para outras drogas mais pesadas!!!

  4. maiadenise2013 July 12, 2013 at 7:47 pm #

    descriminalizar ; deixar de ser crime. Vamos também descriminalizar outras drogas? Por que apenas a maconha? Quando tantas pessoas falam em restrições, subvertemos essa ordem e falamos em legalizar a maconha?

  5. maiadenise2013 July 12, 2013 at 7:45 pm #

    há um erro aqui, o correto é descriminalizar e não dis…

  6. cidazevedo July 12, 2013 at 7:45 pm #

    Sobre essa história de a maconha ser “a porta de entrada” para outras drogas… Gostaria de saber se isso é um fato comprovado ou apenas senso comum. Alguém aí pode me esclarecer.
    Pergunto porque conheço pessoas que fumam maconha há anos, e… Só. Assim como conheço pessoas que entraram em outras drogas após um porre… Enfim.

    • megamegaluci July 12, 2013 at 7:53 pm #

      Como é de conhecimento geral, sabemos que o ser humano é curioso por natureza. A busca por novas sensações instiga. De acordo com uma pesquisa apresentada pela Cebrid-Unifesp, o uso de outras drogas não inicia-se espontaneamente. Conforme artigo, ele vem de outros usos, normalmente iniciados pelo uso da maconha.

  7. megamegaluci July 12, 2013 at 7:17 pm #

    Então liberar o consumo da maconha eliminaria o tráfico, como?

    • Carla D'Elia July 12, 2013 at 7:24 pm #

      Não é liberar? É discriminalizar! Taxar, controlar o consumo e a qualidade do produto, desempregar os traficantes e empregar quem produza legalmente (pode até gerar empregos). Os traficantes não teriam pq vender maconha se ela fosse legalizada. Exemplos de vários países mostram isso (como a Holanda).

      • megamegaluci July 12, 2013 at 7:29 pm #

        Assim como existe a pirataria, isso não acabaria com a venda ilegal através dos traficantes.
        Não que o fato gerador de emprego seja desinteressante , mas é utópico.
        Num sistema corrompido como o brasileiro, não funcionaria.

    • Carla D'Elia July 12, 2013 at 7:32 pm #

      Não acaba com o tráfico mas reduz! O tráfico de cigarros é INFINITAMENTE menor que o tráfico de maconha, não acha?

      • lidianerosa2010 July 12, 2013 at 7:37 pm #

        Será Carla? Ou por ser uma droga legalizada a gente acaba se acostumando com as vendas irregulares? O que vemos de “Eight” em tantas barracas, esquinas, não está escrito, não é? É como diz: “A gente se acostuma”.

      • megamegaluci July 12, 2013 at 7:48 pm #

        Pode até ser que o tráfico diminuiria, entretanto isso é muito teórico, uma vez que, o Brasil não tem um alto controle dos contrabandos.
        Mas isso facilitaria o consumo de maconha pelos jovens. Pois, assim como o cigarro é vendido para menores, a droga seria difundida facilmente.
        O que seria do jovem, no caso, o mais prejudicado segundo estudos, com a liberação da maconha?

    • Carla D'Elia July 12, 2013 at 7:40 pm #

      Exatamente o que eu disse. Existe tráfico de cigarro, sim! Mas é infinitamente menor ao da maconha. E acho tb que não podemos deixar de transformar o país com a justificativa de quer tudo aqui dá errado ou vira pizza…. ou que a corrupção toma conta de tudo. Se nos rendermos a isso, nunca melhoraremos! Acho que legalizar é uma opção possível no nosso país, sim.

  8. Carla D'Elia July 12, 2013 at 6:57 pm #

    Legalizar, sim! O Dr. Dráuzio Varela fala sobre a diferença entre as drogas existentes afirmando que não se pode comparar a maconha ao craque, por exemplo. (link abaixo). Além disso, criminalizar é um encorajamento para que exista (e se mantenha) um mercado negro do produto. Se proibissem o cigarro de vez, por exemplo, vcs acham que as pessoas iam parar de fumar? Muito provavelmente achariam outras fontes para tal. Discriminalizar significa controlar consumo. Criminalizar significa geração de mercado negro/ tráfico.

    http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/905670-drauzio-varella-explica-por-que-maconheiro-velho-reclama-do-baseado-de-hoje.shtml

  9. Raquel Durães July 12, 2013 at 6:57 pm #

    Realmente não se aconselha o uso da maconha em pessoas com histórico familiar de esquizofrenia ou quaisquer problemas de ordem psiquiátrica. Portanto de o individuo for bom da cachola o uso é apropriado hehehe

  10. maiadenise2013 July 12, 2013 at 6:45 pm #

    engraçado, falam em legalizar a maconha de um lado e de outro discriminam o fumante. As pessoas que levantam essa bandeira de legalização são falsos moralistas, sabemos sim que a maconha é uma das portas de entrada para drogas mais pesadas. Prova disso, são os milhares de adolescentes usuários mortos vítimas de overdose. Alguém aqui acha normal a Cracolândia?

  11. megamegaluci July 12, 2013 at 6:38 pm #

    Maconha é a porta de entrada para demais drogas, isso é fato.
    Se legalizar, daqui a pouco terão que abrir o caminho para as demais.
    E ai você já viu um usuário de cigarro(tabaco) matar, até familiares, para comprar seus maços?

  12. prodora July 12, 2013 at 6:37 pm #

    Nem sempre os lugares em que se compram drogas aqui na cidade de São Paulo são marginalizados , nos bairros nobres também se vende e se compra muita droga !

  13. deia143 July 12, 2013 at 6:35 pm #

    Juju🙂, Não são os governantes!!! não vejo a destruição do país somente com o uso da maconha, tenho certeza que temos coisas bem piores que ajudam a destruir o NOSSO país, foi isso que eu quis dizer,!!!!

    • julianazsm July 12, 2013 at 6:38 pm #

      Sim… mas quando falamos em destruição é como um papel amassado, ou rasgado.
      De pedacinho em pedacinho, parte por parte a destruição total.
      Vejo a liberação da maconha como uma parte disso…

      • deia143 July 12, 2013 at 6:42 pm #

        Sure, dearling!!! Peace!!!!

  14. luzgomes17 July 12, 2013 at 6:35 pm #

    A droga é qualquer coisa que usamos para nos tirar do prumo, isso independe de ser remédio, bebida, fumo, entre outros. Logo proibir algo que é tão usual, chega a ser utopia. O usuário não se importa se é legal ou não, ele simplesmente usa, cada um escolhe a forma como quer viver, usando drogas ou não.

    • marcirej July 12, 2013 at 6:50 pm #

      Se legalizar a maconha trouxer benefícios para a nossa saúde e nos fizer feliz…. é só assumir os riscos depois…

  15. Raquel Durães July 12, 2013 at 6:34 pm #

    A porta do Brasil sempre estará aberta para tudo e para todos, então que LIBEREM a erva!

  16. gerconcardoso July 12, 2013 at 6:29 pm #

    Não concordo, pois quem usa droga não tem poder de escolha; eles alegam liberdade de escolha mas na realidade a liberdade está para aqueles que não se prende a algum vício. A pergunta que faço é, como alguém que é livre, não cosegue sair de um vício quando quiser? Portanto sou contra a legalização da maconha e outras drogas.

    • jessicamposoliveira July 12, 2013 at 6:34 pm #

      A liberdade de escolha também está em querer ter um vício ou não.

      Acredito que a discussão é gerada devido a falha de um processo educacional competente que apresente uma questão complexa como essa por um prisma amplo e abrangente. A partir do momento em que temos indíviduos que não sabem refletir e formar uma opinião critica própria é muito mais fácil se fechar em um moralismo descontextualizado que dita o que é “certo” e o que é “errado” sem levar em consideração os diferentes lados de uma mesma situação.

  17. diegoteodoro July 12, 2013 at 6:22 pm #

    Legalizar, sou favorável a livre escolha. Pesquisas já mostraram que o cigarro é tão agressivo quanto ou até mais agressivo e sua venda é legal.

    • lidianerosa2010 July 12, 2013 at 6:29 pm #

      Diego você acredita que se houver a legalização vai mudar o que no país? Quem quer fumar seu baseado pode fazê-lo sem ser incomodado , não é?

      • diegoteodoro July 12, 2013 at 6:31 pm #

        Não pode. Onde você pode comprar senão em lugares marginalizados e que oferecem riscos a quem queira comprar.

    • luzgomes17 July 12, 2013 at 6:32 pm #

      Diogo, concordo com você. Vamos legalizar! POis afinal tudo que fica proibido é mais atratente.

    • waldemir3 July 12, 2013 at 7:39 pm #

      Pois, é …. Os que incentivam também fazem parte dessa massa!!!!!

    • waldemir3 July 12, 2013 at 7:42 pm #

      Cuidado com a livre escolha !, né ? Quem escolher errado, pode te culpar!!!!

  18. cidazevedo July 12, 2013 at 6:20 pm #

    Acho essa questão bem complexa, vejo prós e contras. No entanto, acho incoerente o Estado legalizar a venda de bebida alcoólica, por exemplo, a qual também causa alterações neurológicos e problemas de saúde, e não legalizar a maconha. Se a questão é saúde pública, por que cigarro e bebida são legalizados?

  19. julianazsm July 12, 2013 at 6:19 pm #

    Sim deia 143, e quem usará a droga serão os governantes????

  20. prodora July 12, 2013 at 6:15 pm #

    Também acho Juliana, seria uma porta aberta para outros tipos de drogas e teríamos que fazer “marcha para cocaína”, “marcha para ópio” e afins…temos outras prioridades!

  21. deia143 July 12, 2013 at 6:15 pm #

    Juliana, não concordo… a maconha destruirá as pessoas que vivem neste neste mundo, e não o país. O que vai destruiur o país são os nossos governantes.

  22. megamegaluci July 12, 2013 at 6:12 pm #

    Como diz Emicida: “Os líderes aqui se formam em bares”, assim como se formam achando que a legalização da maconha é mais importante que a situação crítica do país.

  23. julianazsm July 12, 2013 at 6:08 pm #

    Desculpe-me, mas a meu ver seria só mais uma forma de facilitar a destruição do país…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: