Carta ao editor do jornal O Globo

12 Jul

Prezado editor

Sou professor de Língua Portuguesa e a notícia veiculada no jornal O Globo no dia 11 de maio de 2011 intitulada “MEC distribui livro que aceita erros de português” me deixou indignado. Ela não contextualiza os trechos considerados errados e nem esclarece que privilegiar o assunto preconceito e variação linguística não é uma exclusividade deste livro, pois, há pelo menos quinze anos, todos os livros didáticos de Língua Portuguesa abordam esse assunto.

A notícia divulgada mostra uma ignorância da mídia a respeito do conteúdo do material que consta no PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) na área do ensino de Língua Portuguesa. Como diz Marcos Bagno, respeitado linguista brasileiro, questionado sobre a polêmica: “Jornalistas desinformados abrem um livro didático, leem metade de meia página e saem falando coisas que depõem sempre muito mais contra eles mesmos do que eles mesmos pensam”.

Os senhores poderiam avaliar essas informações antes de tomarem um posicionamento a respeito de um assunto em que todos se julgam conhecedores. A autora do livro quis somente privilegiar os alunos advindos de “classes populares” e deixá-los familiarizados com o material didático para não se sentirem alvo de preconceito.

Diego Leandro Teodoro

http://oglobo.globo.com/educacao/mec-distribui-livro-que-aceita-erros-de-portugues-2789040

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: