Carta ao editor Por Eluza Maria Gomes

12 Jul

 Carlos Madeiro – Do UOL, em Brasília

O artigo  EUA têm coletânea de e-mails e telefonemas feitos no Brasil, diz Paulo Bernardo  refere-se ao ao abuso sofrido pelo Brasil por parte dos Estados Unidos que invadiu nossos computadores com o objetivo de espionar nossos avanços.
Falar em invasão feita pelos Estados Unidos aos computadores brasileiros e não falar em criminalizar tal ação é muito triste, pois sermos vigiados e termos nossas privacidades em arquivos de um país que se acha acima do bem e do mal, podendo se dar o direito de invadir nossos arquivos já é demais.

   Carlos, penso que um veículo como este do qual você se utiliza para escrever pode e deve ser utilizado para incentivar a população a não aceitar que países quaisquer tenham acesso ao que é nosso.
   Sabemos que nossa tecnologia é frágil e pode ser melhorada como afirmou o ministro Paulo Bernardo que alega que se utilizamos mecanismos que não nos pertencem ficamos vulneráveis para acessos de espiões.
   Não é porque eu autorizo alguém pegar minha bolsa em algum local, que ele tem autorização para abrir a bolsa e verificar o que há nela, ou mesmo apropriar-se de algo dentro da bolsa.
   O próprio ex assessor  de Obama, Alec Ross, pediu demissão de seu cargo por discordar de tal prática e questionado recentemente, não esconde a crítica aos ataques que o governo Obama faz à privacidade. “Precisamos ser autocríticos”, diz Ross. “É importante que nós não deixemos a tecnologia tomar a frente dos nossos valores.”
   O nosso ministro da Comunicação alega que a saída é investir em novas tecnologias e que elas sejam feitas aqui no Brasil, a questão é: quem a escola prepara para criar novas tecnologias mais eficientes do que as do Estados Unidos.
   O Brasil não pode ter medo de classificar isso como um crime hediondo, por isso espero que as próximas matérias tenham como base o crime que os Estados Unidos vem fazendo conosco e com outros países. Sabemos o motivo que levou tal atitude, pois hoje o Brasil é um país em ascensão, contudo, não podemos esquecer que invasão é crime!
 http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/07/11/ eua-tem-coletanea-de-e-mails-e-telefonemas-feitos-no-brasil-diz-paulo-bernardo.htm

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: