Carta ao Editor – por Juliana Zacarias

12 Jul

Caro Editor,

Partindo do pressuposto que o senhor coloca no artigo “Professores de SP entram em greve por direitos e salário”, publicado em 25 de abril de 2013 no site http://pstu.org.br/node/19287,  peço licença ao senhor para me posicionar enquanto professora da rede pública categoria “O”. Categoria “O” do que? Posso rotular “O” de otário (a), pois é justamente assim que me sinto diante da precariedade que o Governo nos obriga a trabalhar.
Pois é, trabalhar apenas por um ano letivo, sem nenhum dos benefícios que os demais professores da rede gozam, ser submetidos a uma prova anual para testar conhecimentos e depois ter que ficar 200 dias sem trabalhar?

O que a Secretaria de Educação entende por testar conhecimentos com esta prova? Por que devemos nos preocupar em aumentar pontuação com esta prova, quando a Secretaria alega que quanto mais pontos, melhor posicionamento temos na hora de atribuição de aulas quando na verdade, terei que ficar 200 dias sem trabalhar e neste meio termo outro professor categoria otário, muitas vezes sem nenhuma pontuação terá aulas atribuídas na minha frente?

Pois é João Zafalão, estes 200 dias SEM trabalho significa seis meses afastada das minhas atividades em sala de aula. Quem é o ignorante que acha que um professor ficará todo este tempo e não precisará comer, beber, vestir-se, pagar suas contas, enfim, irá literalmente viver por “amor’? Certamente buscará novas oportunidades de emprego e seis meses após não retornará à sala de aula, tendo em vista que correrá o mesmo risco no ano seguinte. O interesse deve ser justamente acabar com a classe de professores.

Mas e o futuro do nosso país? Não sou adepta às greves caro editor, que os senhores da APEOESP apoiam, porém, algo realmente precisa mudar, pois do contrário o Brasil realmente será apenas o país do Futebol, onde um estádio é mais importante que um hospital, um jogador de futebol é mais valorizado que um professor e assim por diante.

Juliana Zacarias

12.07.2013

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: