Crime e consequência: a redução da maioridade penal no Brasil – por Lidiane Rosa

12 Jul

http://meuartigo.brasilescola.com/atualidades/reducao-maioridade-penal.htm

Caro Editor,

Em relação ao artigo “Redução da maioridade penal: utopia enganosa”,  gostaria de fazer algumas considerações.

 

Vivemos hoje um caos em relação a falta de segurança por conta da criminalidade. Cidadãos honestos e trabalhadores saem de casa para garantir o pão de cada dia mas a batalha não é apenas essa: eles saem com a certeza de que estão saindo para o trabalho mas com a incerteza de que vão voltar. Isso porque um bandido perigoso na intenção de assaltá-los e tomar o que tiverem de valor pode, com violência, tirar-lhes a vida. Certo? Não, errado. No Brasil menores de idade estão concorrendo no mundo do crime e por vezes superam os adultos nos atos cruéis e violentos. A disputa é: quem mata, quem aterroriza mais?

Concordo com seu argumento de que é necessário reformular nossas leis, fazer com que as punições sejam cumpridas. No entanto, em um país onde não se investe em educação para esses menores infratores o que nos resta é tomarmos medidas protecionistas afinal, eles tem liberdade para andar, estarem nas ruas, o direito de ir e vir lhes é garantido. Mas e quanto a nós? Temos esse direito garantido? Não. Na verdade, estamos cada vez mais reféns, trancafiados dentro de casa, com medo de trabalhar, passear, se divertir. É isso justo?

Por esses motivos acredito que a lei de redução da maioridade penal no Brasil deve ser aplicada e já! É preciso acabar com essa ideia de que o crime compensa no Brasil. Chega de impunidade, de vidas perdidas por menores que trocam os brinquedos pelo revólver.

Gostaria de pontuar sua afirmação “o povo precisa controlar suas emoções”. Foi controlando as emoções, acreditando que apenas a conscientização desses infratores seria a solução que chegamos ao caos. Basta! O povo está cansado de se submeter a tanta injustiça. Um menor sabe muito bem o que está fazendo quando mata, violenta, rouba. Mais uma vez, o povo está cansado da certeza do roubo, do crime, da violência e, por fim, da impunidade.

Redução da maioridade penal já!

2 Responses to “Crime e consequência: a redução da maioridade penal no Brasil – por Lidiane Rosa”

  1. deia143 July 12, 2013 at 3:31 pm #

    Concordo com você, muito boa sua materia!!!! As crianças de hoje serão os marginais de amanhã. Estão brincando de quem mata mais a cada dia. E nós, onde ficamos nessa luta???? Tem que mudar!!!!!!

  2. prodora July 12, 2013 at 3:23 pm #

    Eles tanto entendem o que estão fazendo que sabem de cor seus direitos pelo código Penal.Pena que em nossso país os Direitos Humanos só existem para aqueles que burlam os direitos dos outros .
    Muito bom Lidiane !!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: