Atividades com o filme Escritores da Liberdade

16 Jul
Após assistirmos o filme “Escritores da Liberdade” faremos algumas atividades.1) no penzu, vocês devem escrever por 5 minutos expressando suas emoções e sentimentos sobre o filme. É uma escrita livre.

2) vocês devem postar um comentário no blog com as respostas para a seguinte proposta:
a) escrever uma resenha do filme que deve conter um breve resumo da história e uma avaliação do autor da resenha  sobre o conteúdo abordado pelo filme. Nesse aspecto, pede-se ao autor que enfatize  a questão do letramento , uma vez que vários temas são abordados no filme. Espera-se um posicionamento crítico do autor.
3) ao terminar os itens acima, os alunos devem ler as resenhas que os colegas postaram no blog.
4) discussão em sala.

22 Responses to “Atividades com o filme Escritores da Liberdade”

  1. marciaportugues July 16, 2013 at 5:16 pm #

    .

    O filme Escritores da Liberdade coloca uma professora iniciante em uma escola de turmas homogêneas e diante da atribuição de uma classe bastante indisciplinada que tem como caracerística um grupo de alunos com problemas estruturais familiares e excluídos socialmente.
    A protagonista se vê diante de situação que exige intervenções e redirecioramento pedagógico para as situações apresentadas em sala de aula. No cotidiano da classe a professora promove sensibilização e propõe aos alunos registro de diário pessoal, essa prática promove alunos competentes em expressar-se, críticos, questionadores, leitores forazes e consequentemente em escritores ao serem despertados para o mundo literário.
    Professores especiais transformam seus alunos em protagnistas da própria aprendizagem, podemos constatar então que esses professores comprometidos, são como seres transformadores de vidas, e ao assistir o filme observamos que pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças e assim promover grandes mudanças.

  2. cidinhafrancisca July 16, 2013 at 5:10 pm #

    Resenha do FILME:ESCRITORES DA LIBERDADE

    O filme retrata conflitos: como o racismo,a fúria de um poder sobre os mais fracos ,onde essas pessoas passaram por sofrimentos terríveis. Quando então chega uma nova professora que com todas as dificuldades encontradas luta de corpo e alma para resolver todas essas questões,questões essa que acontece no dia a dia nas salas de aulas,os problemas são muitos e as vezes ficamos aterrorizados com tantas indisciplinas presenciadas,vividas e não sabemos o que fazer. Já no filme a professora consegue de forma valente e humilde fazendo com que buscasse o interior do aluno as problemática e conseguiu trazer os alunos para uma sociedade mais justa. O diretor do filme soube com simplicidade conduzir a história até o fim. O filme mostra também que através da leitura.da escrita do diálogo a professora consegue essas transformações.

  3. rennataalves July 16, 2013 at 5:09 pm #

    Parte II
    Os alunos foram incentivados pela professora a escreverem o próprio diário e com isto ela conseguiu ensiná-los a escrever com coesão e coerência, aplicar as regras gramaticais, ampliarem o vocabulário e a terem um pensamento critico.

  4. maryhellenmel July 16, 2013 at 5:08 pm #

    No início vê-se uma professora inexperiente, mas com muito entusiasmo em colocar seus sonhos em prática no ambiente escolar. Logo entra em foco uma turma cheia de preconceitos com uma dura realidade, em que se colocam como inimigos entre si.
    A professora desenvolve então seus objetivos, que é auxiliar seus alunos a compreender que são seres únicos encontrando sua identidade. E isso só foi possível através da leitura, onde eles tem uma grande descoberta em encontrar seus semelhantes em obras literárias e na escrita em que colocam seus anseios e angústias no papel.
    A experiência de nós professores ao assistir esse filme nos remete a pensar sobre as práticas da professora da história, como já discutimos em sala de aula nos questionando; Até que ponto o professor pode e deve ir em seu envolvimento com a turma?
    No filme a história toda foi exemplar, mas a prática real ainda tem que ser discutida.

  5. josicavalcanti July 16, 2013 at 5:06 pm #

    O filme mostra a dura realidade enfrentada por uma professora em busca de auxiliar uma turma de alunos no processo de leitura e escrita, uma vez que, eles estavam desacreditados pela escola, pela família, pela sociedade e acima de tudo por eles mesmos.
    Resgatar a autoestima e reconhecer na diferença a capacidade de aprender é o grande trunfo da professora para motivar seus alunos no processo de letramento. Pois, por meio das próprias histórias eles puderam se reconhecer em outras tantas histórias que estão arraigadas na sociedade mundial e servem como lição de vida para todos.
    Com um trabalho de formiguinha e persistência ela presenteia seus alunos com diários e sugere a eles que escrevam o que quiserem e diz que ela só irá ler se eles deixarem no armário. Para a surpresa dela eles deixaram os diários e a partir daí o envolvimento com os relatos e o processo de escrita não parou mais. Foram livros e mais livros, passeios eventos para arrecadar fundos, já que não contava com o apoio da escola. O projeto ganhou notoriedade e credibilidade. E os alunos forma cativados, motivados e ganharam confiança para desenvolver os projetos.
    O que comove é o resultado surpreendente alcançado no processo ensino aprendizagem que vai além do simples aprender por aprender.
    E nos revela que para aprender precisamos SER.

  6. michelesj July 16, 2013 at 5:04 pm #

    Comentário 2

    A professora usou como estratégia a escrita do diário onde os alunos poderiam fazer escritas livres, mas era importante que eles escrevessem todos os dias, ela propôs que os alunos fizessem a leitura do livro O Diário de Anne Frank, onde os alunos gostaram tanto que depois dessa experiência fizeram O Diário dos Escritores da Liberdade.

  7. larissacapito July 16, 2013 at 5:02 pm #

    A escrita na transformação do indivíduo

    Lidar com a educação nem sempre é tarefa fácil, considerando todas as dificuldades que a tarefa proporciona. É exatamente a respeito desse tema que o filme “The Freedom writers” (Escritores da Liberdade) aborda, no qual uma professora, Erin Gruwell, assume uma turma completamente indisciplinada, envolvida com gangues e preconceitos. Acreditando que poderia ajudá-los, superando as dificuldades, ela resolve acreditar no potencial de cada um deles e os transforma, num primeiro plano, através de um diário.
    Com a elaboração do diário os alunos passam pelo processo da escrita, fazendo dela um instrumento de expressão e capaz de romper com as revoltas internalizadas em cada um deles. Esse trabalho os motivou a buscar outros meios e assim, adquirindo também gosto pela leitura. O processo da produção textual, especialmente diário, dá liberdade de expressão, tanto no aspecto do conteúdo quanto naquilo que cabe à gramática. Certamente o gênero ideal àqueles que não tem o mínimo hábito de escrita.

  8. edsoncast July 16, 2013 at 5:01 pm #

    O filme mostra a experiência em uma escola modelo de uma professora recém-formada, Erin Gruwell, interpretada pela atriz Hilary Swank, com uma turma de alunos problemáticos. O enredo gira em torno das tentativas, inicialmente frustradas, de interagir com seus alunos e vencer as barreiras do preconceito, tanto da escola em relação aos alunos, quanto destes com a professora branca, a qual representa, pela sua etnia, a repressão que eles sofrem em suas vidas.
    Após diversas tentativas de ensino e aproximação, Erin consegue incitar a motivação de seus alunos a partir da escrita de um diário, ela compra diários para que os alunos registrem qualquer coisa, sejam emoções, poemas ou músicas, e ela se propõe a lê-los, desde que eles assim o desejassem. A partir desse momento começa uma aproximação entre eles e, como os alunos se identificaram com os diários, ela começa a trabalhar também a leitura, com o livro “O Diário de Anne Frank”.
    Inicia-se assim uma interação de ensino-aprendizagem e Erin consegue não só motivá-los com relação à escola, mas também em relação à vida e a questões de virtude e de justiça. Por fim, apesar de o filme tratar do chavão jovens problemáticos versus professores altruístas, ele o faz como uma roupagem nova e por vezes poética, tratando assim tanto a problemática da atividade em sala de aula quanto a questões de preconceito, além de enfatizar a adaptação do ensino de leitura e letramento à realidade sociocultural dos alunos.

  9. anacleiasa July 16, 2013 at 4:59 pm #

    Comentário 2

    A professora utiliza como estratégia de letramento a escrita de diários, onde os alunos não seriam avaliados, seria uma experiência de escrita livre, depois os alunos passaram a ler livros e escrever outros gêneros, por exemplo, carta.

  10. carla8arbosa July 16, 2013 at 3:33 pm #

    O filme “Escritores da liberdade” conta a história de uma professora em início de carreira que tinha muitas expectativas com a nova turma em uma escola modelo, porém, a realidade encontrada não foi a esperada. Tendo muita dificuldade com o grupo, a professora foi buscando várias estratégias de aproximação dos alunos, fazendo assim com que eles percebessem a vida de uma outra maneira. A senhora “G”, assim chamada por eles, conseguiu fazer com que seus alunos mostrassem que eram capazes de realizar coisas maravilhosas, desestruturando a opinião daqueles que pensavam ao contrário. Por meio da escrita, fez com que eles mostrassem suas experiências, compartilhassem suas angústias e expressassem suas esperanças, tornando-os mais tarde, escritores para a vida. Tomando bor base as vivências dos estudantes foi possível fazer experiências de leitura e práticas de escrita, os sentimentos foram expressos por meio de diários e cartas, situação em que foi possível uma nova interação não somente com a professora, mas também com pessoas que estavam fora dos muros da escola, o que tornou tudo mais significativo.
    Uma história extremamente rica que mostra o quanto é importante conseguir cativar um indivíduo e acreditar que transformações podem acontecer, e que existem inúmeras maneiras de modificar uma situação, sendo uma delas a expressão de sentimentos e opiniões.

  11. anatsunematsu July 16, 2013 at 3:31 pm #

    O filme “Escritores da Liberdade” mostra a trajetória de uma professora de Língua Inglesa em seu inicio de carreira, em uma escola pública na periferia (E.U.A). E como essa professora aprendeu a lidar com os alunos de grupos tão diferentes e trazer para sala de aula os conteúdos significativos para a realidade deles.
    Ao longo do filme todos (alunos e professora) passam por um processo de transformação mostrando a dedicação e compromisso de ambos.

    • anatsunematsu July 16, 2013 at 5:12 pm #

      Parte 2
      E por meio da leitura de livros selecionados pela professora, os alunos começam a pratica da leitura e escrita. Dando inicio ao projeto “Diário dos escritores da liberdade” ,no qual todos os alunos contam um pouco de sua historia, formando um diário para publicação.

  12. reginatorres79 July 16, 2013 at 3:30 pm #

    O filme Escritores da liberdade relata a história de uma professora iniciante que acredita que pode usar sua profissão para “salvar”ou “mudar” os jovens,essa professora começa a lecionar em uma sala com alunos da integração com muitos problemas pessoais,de racismo e que participavam de gansgs.Um dos recursos utilizados pela professora para elevar as notas e o entendimento dos alunos,foi através da escrita de um diário,nele cada aluno falaria um pouco de si e da sua vida,de suas angustias,perspectivas e tudo que os alunos quisessem e achassem importante,nesse processo a professora utilizou livros que tinham certa similaridade com os relatos pessoais dos alunos,como o Diário de Anne Frank,por exemplo,fazendo assim a aproximaç~çao dos alunos com a leitura e a escrita.

  13. michelesj July 16, 2013 at 3:30 pm #

    E um filme emocionante, pois retrata a realidade de vida dos alunos que passam pela discriminação de culturas e raças, onde eles formavam gangs e tinham medo até de sair na rua, porque poderiam ser alvo de violência e a professora fez com que os alunos enxergassem a vida com outros olhares com esperança de que o futuro poderia ser melhor já que a professora se entregou completamente para seus alunos depois de varias aulas consegui aproximá-los trazendo a realidade deles para sala de aula com isso ela conseguiu trabalhar o conteúdo do currículo escolar de com outras estratégias. Sendo assim, os alunos conseguiram assimilar os conteúdos e aumentar as medias da sala 203 através da escrita.

  14. vanessacoronate July 16, 2013 at 3:28 pm #

    O filme “Escritores da Liberdade” é uma excelente obra para o trabalho da escrita com alunos de qualquer idade, um incentivo a escrita. O longa metragem trata de uma mulher bastante corajosa e ambiciosa que ao escolher ser professora em uma escola de integração social se depara com um grande desafio não só pedagógico, mas também disciplinar, elevado índice de preconceito e muito ressentimento.

    • vanessacoronate July 16, 2013 at 5:00 pm #

      Continuando…
      O incentivo a escrita se dá pelo exemplo, os alunos da Senhorita G têm por meio de um diário a chance de expor o grito individual de uma nova forma, maneira essa que vai muito além do que até então tinham conseguido. E um mecanismo que em sala de aula pode ser naturalmente escolhido.

  15. anacleiasa July 16, 2013 at 3:28 pm #

    Escritores da Liberdade é um filme que conta a história de uma professora, senhorita G e sua sala de aula de alunos que corresponderia ao nosso Ensino Médio. Senhorita G encontra uma sala de alunos com baixo aprendizado e pouco motivada com os estudos, por não verem perspectiva de mudança na vida através dos estudos. Além desta dificuldade a professora ainda tem que enfrentar a burocracia do sistema, desanimo dos demais professores e a falta de cooperação do sistema educacional.
    A senhorita G consegue atrair a sala para si, formar um grupo unido e interessado e fazer avançar os trabalhos pedagógicos, trazendo sentido para o que é ensinado, aproximando-se do mundo significativo do aluno. Isto é, ela parte do mundo do alunos, do que é de interesse, importante e significativo para eles para chegar aos ensinos normativos, como escrita, resenhas, ortografias e regras gramaticais.

  16. rennataalves July 16, 2013 at 3:27 pm #

    O filme relata as dificuldades que uma professora tem com alunos que vivem vários conflitos como preconceitos e violência. Estes alunos não tem esperança de uma vida melhor e não tem interesse nenhum em estudar. A professora mostra através da leitura que muitas pessoas passam por dificuldades e que não podemos desistir. Ela começa pedindo para eles escreverem seus sentimentos num diário e em seguida eles leem um livro que traz uma estória próxima a realidade dos mesmos. com isto eles vão se familiarizando com a leitura. No próximo semestre ela apresenta a sala quatro livros transformando a vida deles que começam a gostar de ler abrindo na vida destes indivíduos novas possiblidades e esperança de uma vida melhor. Através da leitura podemos transmitir aos alunos novos ideais desenvolvendo um pensamento critico que pode transformar o futuro.

  17. betosol28 July 16, 2013 at 3:25 pm #

    Hoje assistimos o filme Escritores da Liberdade, um filme que retrata bem o cotidiano de uma professora nos Estados Unidos , que encontrou muitas dificuldades no inicio de suas aulas na primeira série do ensino médio, principalmente pela discriminação em todos os sentidos, sofrido tanto por parte dela como entre os próprios alunos daquela sala. Aos poucos ela foi mudando suas metodologias de aula e ganhando o interesse dos alunos. Deixou sua vida particular de lado para se dedicar ao máximo para ajudá-los a ponto de perder seu casamento. A professora os cativou tanto a ponto de ser escolhida para continar com a mesma turma no 3º e 4º anos, coisa que não acontecia há anos naquela escola. Em algumas cenas me senti como personagem também desta estória.

    • betosol28 July 16, 2013 at 5:17 pm #

      O filme retrata bem o esforço da professora para que eles criassem o hábito da leitura e escrita. Primeiramente deu para cada aluno um caderno e disse que lá seria o seu Diário, para registrar o que tivessem vontade, tanto coisas boas como ruins, deixou a critério deles e não é que deu certo! Todos relataram suas experiências, na maioria tristes. Para despertar o gosto pela leitura, comprou livros e deu de presente a cada um,o livro abordava temas bem próximo a realidade deles, também surtiu um bom efeito.

  18. teachernc July 16, 2013 at 3:23 pm #

    O filme Escritores da Liberdade, estrelado pela atriz Hilary Swank, vencedora do Oscar de melhor atriz por outro filme, Menina de Ouro, mostra a experiência de uma professora iniciante no High School, nos Estados Unidos, nos anos 90, onde recebe a turma mais difícil da escola, de alunos repetentes, na sala 203, para ensinar.
    O filme mostra todo tipo de situação de violência e pobreza, que vem das ruas para a sala de aula e vice-versa.
    A professora empenha-se tanto na “missão” de mudar a realidade de seus alunos, que coloca a própria vida em último plano, culminando num divórcio e os alunos tornam-se sua “família”.
    Através da leitura, tendo como foco principal o “Diário de Anne Frank”, os alunos da turma “203”, segundo ano, transformam-se de “perdedores” a autores do livro título do filme. Essa é uma história para professores abnegados, não é para qualquer um. Neusa

    • teachernc July 16, 2013 at 5:06 pm #

      Complemento-Parte 2:
      A professora trabalha o LD através do gênero “Diário”, oferecendo cadernos aos alunos para que escrevam o relato das coisas de sua vida cotidiana, boas ou ruins, o que leva à prática da escrita por eles. Em seguida, os alunos tem o horizonte aberto pela atividade da leitura e inspirados pelo livro de Anne Frank, tem enfim, seus próprios diários publicados em formato de livro (última parágrafo do comentário acima).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: