Resenha – Escritores da liberdade por Eluza Gomes

16 Jul

O filme escritores da liberdade conta a história de uma professora iniciante e que tem como desafio ensinar inglês para alunos desestimulados, que não acreditam que têm qualquer possibilidade de sobrevida após os dezoito anos. O hábito de leitura deles é zero, mas a professora não desiste e decide que para que eles leiam é preciso que encontrem significados no que lêm, para tanto ela reconta histórias de pessoas que como eles não foram respeiatdos, esta atitude os fez desejar conhecer muito mais, para tanto era necessário cair no mundo da leitura. O letramento aconteceu porque além de serem leitores eles também tornaram-se escritores de suas histórias.

Ao propor atividades que têm por finalidade valorizar a vivência de cada um deles , como, por exemplo escreverem seus diários, senhora G, como é chamada, os leva à um mundo de saberes múltiplos e ao letramento.

O filme nos faz refletir o quanto a relação afetiva faz toda a diferença na vida de nosss educandos. Muitos de nós acredita que a relação professor versus aluno não pode ser estreita e isso não pode servir como via de regra, pois ao olhar para eles e enxergá- los a professora consegue uma relação de confiança e abre-lhes o olhar para um horizonte de muitas possibilidades.  Um filme que vale a pena assitir e refletir.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: