Estratégias de argumentação em sala de aula por meio do filme “Obrigado por fumar”

18 Jul

Em uma sala de 1º ano do Ensino Médio a argumentação pode ser trabalhada com a seguinte abordagem. Geralmente, apresenta-se ao aluno exemplos como o poder persuasivo dos políticos, das propagandas para demonstrar o que é  o uso real da argumentação, porém, utilizando o filme “Obrigada por fumar”, é possível demonstrar que existem pessoas que trabalham com a arte da palavra e se valem disso para conseguirem grandes negócios e até mesmo fazer a manipulação de um determinado grupo.

Portanto, para fazer uma abordagem diferenciada, os passos para o trabalho para o filme seriam:

1-    Em primeiro lugar poderia ser utilizado o questionamento sobre o que é realmente argumentar, como se faz isso, em quais situações e por quê.

2-    Em seguida, seria apresentado o filme já direcionando o aluno a prestar atenção nas atitudes do personagem e do meio em que ele está inserido.

3-    Em outro momento, retomaríamos a questão do argumentar e os questionaríamos se essa é uma prática vivenciada por eles.

4-    Após a discussão, daríamos um prazo para que eles buscassem mais informações sobre os assuntos apresentados no filme (cigarro, álcool, armas, drogas)

5-    Retornando à sala, uma roda de conversa seria realizada para que todos pudessem opinar sobre o que foi estudado, analisando os prós e os contras das atitudes do personagem, tendo ligá-las à realidade.

6-    Por fim, os alunos já tendo seu próprio posicionamento, escreveriam um texto argumentativo completo (introdução, argumentação e conclusão), defendendo o seu ponto de vista, pautados nos dados levantados não só por um, mas os colocados pelo grupo.

7-    Após a revisão dos textos feita pelo próprio aluno, com o auxílio do professor, essas produções seriam apresentadas para o grupo por meio do data show com o objetivo de fazer uma analise final para constatarmos o “lado” de maior posicionamento. Essa apresentação seria feita por todos os alunos, utilizando o laboratório de informática. As apresentações seriam feitas em Power Point.

 

Aparecida e Carla

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: