Proposta baseada no filme “Thank you for smoking”

18 Jul

Proposta de Josiane e Vanessa para o 9º ano do Fundamental II.

Faríamos primeiro a apresentação do filme a partir do título “Obrigado por fumar”, questionaríamos os alunos quanto a perspectiva de cada um sobre a provável intenção do filme, trabalharíamos a estranheza do título.

Após assisti-lo, abriríamos uma discussão com a sala sobre o que chamou a atenção, como eles definem o título com relação ao filme, se houve algum trecho que não foi entendido.

A fim de dar subsídios para a escrita, dividiríamos a sala em dois grandes grupos com a seguinte proposta: concentrem-se no ator principal, ele vive um dilema entre o que é moralmente correto e a imoralidade do produto final de seu trabalho. Um dos grupos defenderia que o ator agiu corretamente o tempo todo, ele não tem responsabilidades sociais sobre a escolha das pessoas, ele apenas cumpre com maestria o seu trabalho que é defender a indústria do tabagismo. O outro grupo defenderia o quanto aquela postura era incoerente com a sua vida fora da empresa, pois o personagem tem plena consciência de que o que diz a fim de induzir as pessoas está incorreto. Uma vez embasados, os alunos, ainda respeitando a divisão dos dois grupos, passariam agora a trabalhar em duplas a fim de produzirem um artigo de opinião com a estrutura básica – introdução, dois parágrafos argumentativos e a conclusão do tipo desfecho – defendendo por escrito o que antes foi apenas verbalizado.

Há também a possibilidade da interdisciplinaridade com Ciências e Matemática devido à temática do filme e também aos argumentos baseados em dados estatísticos.

Aproximadamente de seis a oito aulas.

Leave a comment