A dicotomia entre currículo e realidade

19 Jul

Por vários anos o ensino de língua portuguesa vem sendo baseada no estudo da gramática como forma de se alcançar fins retóricos e poéticos. A proposta curricular vigente no estado de São Paulo não só frisa esta questão, como também afirma ser necessário centrar o estudo da língua materna de forma que o aluno não se “sinta um estrangeiro em sua própria língua” e que ele deve adquirir a “habilidade de interagir linguisticamente por meio de textos, nas situações de produção e recepção” no meio social.

Entretanto, em análise feita nos Cadernos do Aluno, oferecidos pelo Estado como material de apoio e de trabalho em sala, observa-se que muitos textos e atividades não contemplam planos didáticos específicos para o aprendizado e letramento nos diversos gêneros que circulam a sociedade, pelo contrário, continuam a dar ênfase em textos considerados cânones em nossa literatura. Além disso, apresentam poucas questões que façam um elo entre o que é ensinado e o meio social do aluno.

Outra questão importante refere-se a não citação de literaturas nas propostas curriculares, bem como a falta de material didático que esteja relacionado diretamente com os currículos propostos pelo Estado, já que os livros didáticos seguem os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Dessa forma, faz-se necessário a abertura de uma discussão entre o Estado e professores com o objetivo de adequar tanto o currículo quanto os materiais didáticos não só em relação aos estudos linguísticos modernos quanto à própria realidade dos alunos, seja na sala de aula ou no meio social em que vivem.

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