A reforma política modificaria de maneira positiva o Brasil? Ana, Michele e Regina.

19 Jul

O plebiscito é convocado e aplicado antes da criação do ato legislativo ou administrativo; visa a aprovação de uma lei a ser criada;

mmmm

A reforma política já e discutida no Brasil há 20 anos e hoje os brasileiros estão indo ás ruas, através de manifestações, que ocorreram em todo o país, para que de fato aconteça essa reforma política, através destas mudanças que estão em discussão, como definir o sistema eleitoral, continuidade ou não da existência da suplência no Senado, manutenção ou não das coligações partidárias, fim ou não do voto secreto no Parlamento, definição do sistema eleitoral.

Fonte:

http://noticias.r7.com/brasil/governo-coleciona-desencontros-apos-dilma-propor-plebiscito-05072013

http://www.dw.de/reforma-pol%C3%ADtica-j%C3%A1-%C3%A9-discutida-h%C3%A1-20-anos-e-hoje-est%C3%A1-parada-no-congresso/a-16908051

http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE96G05Z20130717

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,sem-apoio-do-congresso-dilma-insiste-e-diz-que-plebiscito-e-imprescindivel,1054407,0.htm

13 Responses to “A reforma política modificaria de maneira positiva o Brasil? Ana, Michele e Regina.”

  1. carla8arbosa July 19, 2013 at 3:20 pm #

    A questão da reforma é bastante complexa, não seria esse um meio de tentar silenciar mais uma vez o povo, simplesmente com a roupagem de soluções?. O povo viu que tem força para iniciar uma transformação, mas isso ainda é relativamente novo, ainda há um longo caminho a percorrer para que haja uma mudança maior de postura e de mente das pessoas. Não é possível simplesmente aceitar as coisas, é preciso agir.

  2. rennataalves July 19, 2013 at 3:07 pm #

    Precisamos de uma reforma politica urgente. Estas manifestações são o primeiro passo, sei que existem desordeiros no meio mas a grande maioria são pessoas sérias que querem melhores condições para o país. Chega de ficarmos calados aceitando tudo que os politicos impõem. A mudança deve começar pela dimuicao de cargos politicos, salários e regalias, O dinheiro do contribuinte precisa ser utilizado de uma forma melhor.

    • vanessacoronate July 19, 2013 at 3:16 pm #

      Renata,
      Eu concordo em gênero, número e grau com você – e olha a gramática ai, gente – se vamos falar de corte nos gastos, o começo é pelos ministérios: alguém em sã consciência, um cidadão, por favor, consegue explicar o porquê de termos 39 ministérios? Eu não compreendo e quero mais manifestações de peso como a do Rio de Janeiro que reuniu 300 mil pessoas e como você disse, apenas uma minoria era desordeira, alías, os mesmos vândalos que diariamente já atrapalham a vida da sociedade.

  3. anatsunematsu July 19, 2013 at 3:07 pm #

    Acho interessante o plebiscito porque é uma consulta ao povo antes de uma lei ser constituída, de modo a aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas.

    • vanessacoronate July 19, 2013 at 3:18 pm #

      Ana, pelo que eu li do plebiscito, ele não é bem assim não. É como assinar uma carta em branco para os nossos políticos, pesquise para você ver. Precisamos tomar muito cuidado com o corpo de bombeiros do governo!

  4. betosol28 July 19, 2013 at 3:06 pm #

    Seja na forma de um plebiscito ou referendo, faz se necessário mudanças. Não basta votar e simplesmente esquecer do que foi tratado ou deixar para depois. Há muitas pessoas precisando muito dos serviços básicos como saúde, educação, segurança, emprego etc. Penso que demos um primeiro passo para alguma mudança positiva no cenário da nossa política.

  5. larissacapito July 19, 2013 at 2:56 pm #

    Sempre que vejo a expressão “modificar o Brasil politicamente” fico pensando em como isso se daria. É inegável o fato de que a população levantou-se de maneira descomunal, como há muito não fazia. Porém, articular política é muito mais que sair às ruas. Muitos estavam lá porque gostavam da “bagunça” e da simples ideia de protestar. Ir às urnas é a situação em que “o filho chora e a mãe não vê”, ou seja, um número significativo da população mal sabe o que faz um vereador ou deputado.
    Uma reforma política por si só não modificaria o Brasil de uma vez. É essencial uma transformação no pensamento populacional, aliada à reestruturação política, para que TODOS pudessem participar do processo eleitoral e estrutural do Brasil com consciência e opinião, não apenas passivamente e obrigatoriamente. Se a política mudar, mas o povo não é como sempre fazer macarrão parafuso com molho vermelho e substitui-lo por molho branco. A massa continua a mesma.

  6. michelesj July 19, 2013 at 2:53 pm #

    Mas, para ocorrer a reforma política deveria se pensar em mudar a Constituição Federal de 88 esse teria que ser o primeiro passo.

  7. maryhellenmel July 19, 2013 at 2:50 pm #

    A reforma mudaria sim o país, o problema é que os políticos sempre encontram algumas brechas na lei que justificam suas atitudes. Não só a política em si deve ser reformada como também a legislação. Penso que a partir daí o Brasil muda.

    • michelesj July 19, 2013 at 3:12 pm #

      Mary, realmente os políticos vivem arrumando brechas na lei, por isso que a população tem que exigir que mude a lei que rege nosso país. Quem sabe assim as mudanças começam a acontecer?

  8. vanessacoronate July 19, 2013 at 2:49 pm #

    O plebiscito é mais uma armadilha para o povo brasileiro. É assinar uma carta em branco só para variar. Um caminho seria o Referendo, pois nesse caso primeiro os políticos escrevem o que querem fazer e só então o povo avalia se concorda ou não. No plebiscito o povo diz o que quer e os políticos sentam para discutir e escolhem a melhor maneira ao bel prazer. Assim não dá, seria o mesmo que confiar no bandido.

  9. jessicamposoliveira July 19, 2013 at 2:48 pm #

    É comovente ver que o pensamento político e crítico de uma sociedade que por muito tempo se calou alforou de forma tão imponente diante de uma série de situações sociais (transporte, sáude, reforma política e afins) mas o que não pode ser desconsiderado é que soa no mínimo “muito bom para ser verdade” o fato de termos a proposta para a reforma política sendo amplamente discutida(?) neste exato momento em que o governo de situação aparentemente perde a força de seu caráter populista.

    • vanessacoronate July 19, 2013 at 2:51 pm #

      Jéssica, é a política brasileira tentando apagar mais um incêndio com extintor vencido. Vamos em busca do conhecimento assim não seremos mais tratados como ignorantes. Avante Brasil!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: