Documento “Proposta Curricular”

19 Jul

O documento de cunho estadual denominado Proposta Curricular, nos fornece alguns parâmetros para serem trabalhados na escola. Infelizmente tenho pouco conhecimento desse documento. Li um pouco sobre ele ontem e o que pude observar é que ele na teoria parece ser muito bom, pois na disciplina específica que foi a Língua Portuguesa o documento explicou desde a história da língua, como iniciou o processo de alfabetização, e depois ele vai introduzindo todas as abordagens da língua, isso eu acredito ser muito importante para o professor se situar no conteúdo da disciplina.

Infelizmente sobre a prática de todo o documento o resultado não está sendo satisfatório, pois muito do que temos nas “Propostas Curriculares” acaba se perdendo durante o ano letivo. Foi trabalhada ontem uma questão que vale ressaltar; “A atividade de LP deve evitar que o aluno se sinta um estrangeiro ao se utilizar sua própria língua (…)”. Isso realmente acontece na sala de aula?” essa é uma  questão que percebemos que ainda é falha, pois o aluno muitas vezes não se sente inserido durante a aula por diversos motivos, as vezes o professor usa uma linguagem muito culta, ou o aluno é vindo de um outro estado brasileiro, portanto o aluno se perde e se sente um real estrangeiro dentro da sala de aula.

Desde já se sabe que qualquer proposta deve ser bem avaliada e trabalhada para se obter um resultado satisfatório, portanto cabe ao professor executar seu trabalho de forma objetiva e responsável.                                                 Mary Hellen

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: