Estudo dirigido da proposta

19 Jul

Analisar o estudo da Língua Portuguesa ao longo do tempo é uma estratégia muito importante para entendê-la atualmente. O passado não deve ser abandonado, tudo é sempre uma construção.

Até o século XIX o objetivo era a alfabetização centrada na retórica, poética e gramática. Isso não é condenável, era apenas uma forma de ensinar. Após esse período o centro tornou-se a gramática e esse caminho ainda resvala nos dias atuais. No entanto, agora a análise está focada para o discurso e os locais em que esse é registrado e ocorre. A língua deixa de ser estática e torna-se viva na sala de aula. O aluno ganha bastante, pois lhe dá a segurança de não se sentir um estrangeiro em sua própria língua materna, assim não somente textos literários são exemplos, mas o dia a dia de cada um, os ritmos musicais infanto-juvenis, a receita do bolo, a propaganda da TV, as diversas escritas do mundo virtual, tudo é válido, uma vez que tenha significado e sentido, ou seja, tenha utilidade e importância na vida real de cada um.

Ainda falta tornar possível a produção de Literatura: quanto mais construirmos o conhecimento, mais ampliaremos a chance de encontrarmos “machados” por aí. Na hora de escrever é fundamental ter consciência de tudo que está ao seu redor, do que foi produzido antes de você e daquilo que ainda está por vir para o desenvolvimento da criatividade e a criticidade.

Vanessa Coronate

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: