Médicos estrangeiros ou não? Josi, Larissa, Mary, Vanessa.

19 Jul

brasil-vai-importar-médicos

Entre os vários paradoxos que temos em nosso país um bastante discutido atualmente está na saúde. Na capa da Revista Capital de julho/2013, edição 757, temos “A saúde está doente” e uma das causas apontadas na manchete é a falta de profissionais nessa área. Para solucionar o problema o Governo Federal elaborou o projeto “Mais médicos” que prevê abrir 10 mil novos postos de atendimento com salários de 10 mil reais, mais auxílio-moradia para acomodação nos locais de trabalho. Caso os postos não sejam preenchidos por profissionais brasileiros, abre-se a vaga então para médicos estrangeiros.

Os médicos afirmam que não há ausência de profissionais no país, o povo reclama da falta de atendimento. Fica então a pergunta: Médicos estrangeiros ou não?

Links para consulta:

http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/2013/07/1307446-leitor-critica-contratacao-de-medicos-estrangeiros-que-nao-foram-aprovados-em-exame.shtml

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/prefeitos-do-pais-pedem-contratacao-de-medicos-estrangeiros

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,14/2013/07/17/interna_politica,377415/eleitores-estao-divididos-sobre-contratacao-de-medicos-estrangeiros.shtml

http://noticias-do-brasil.cbnfoz.com.br/noticias-do-brasil/editorial/brasil/17072013-32845-protesto-de-medicos-dura-mais-de-quatro-horas-no-centro-de-sp

Vídeo:

http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globonews/v/governo-lanca-programa-para-levar-mais-medicos-a-regioes-carentes-do-brasil/2679950/

14 Responses to “Médicos estrangeiros ou não? Josi, Larissa, Mary, Vanessa.”

  1. cidinhafrancisca July 19, 2013 at 3:25 pm #

    Não iria mudar nada trazendo médicos estrangeiros para o nosso país,porque as condições de trabalho em que os médicos vivem são precárias,não há se quer em muitos estados hospitais que não tem um simples aparelho para a coleta de exame de sangue.O que é preciso dar condições necessárias para que nossos médicos possa realizar seu trabalho.

  2. larissacapito July 19, 2013 at 3:23 pm #

    Segundo esse link (http://www.hebron.com.br/sobre/palavra/) , há cerca de 400 mil médicos atuantes no Brasil e formam-se 16 mil ao ano. Será esse número verdadeiro? O que acham? #vemprodebate,rs

  3. larissacapito July 19, 2013 at 3:19 pm #

    O Brasil é um país com muitos profissionais capazes sim de satisfazer às necessidades da população quanto a saúde, sobretudo o que falta é principalmente estrutura, organização e condições de trabalho. Nas grandes Capitais temos médicos aos montes, sobretudo inadimplentes, desmotivados e, por que não, irresponsáveis. Se isso já acontece em ambientes bem estruturados (deveriam ser) imagina em regiões afastadas e mais carentes. É necessário criar políticas para a melhoria das condições de trabalho, fazendo a motivação dos profissionais já atuantes, com salário e ferramentas, sem a necessidade de trazer profissionais do exterior, que mal conhecem os problemas do Brasil. Caso seja de fato preciso trazer estrangeiros que seja para fazer bons atendimentos e com disposição para cuidar do brasileiro como ele merece. Logo, a questão é valorizar o que é nosso, para então preencher com o demais e isso o programa Mais Médicos parece compreender, quero ver até onde vai executar!!

  4. rennataalves July 19, 2013 at 3:15 pm #

    Não sou contra a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil, desde que estejam qualificados e que estudem o nosso idioma, pois já que trabalharão com o público terão que dominar a lingua. A um mês fui ao AMA e fui informada que tinha mais de cem pessoas para serem atendidas e um único médico. Isto é imperdoável!! Quantas pessoas morrem sem atendimento num estado como São Paulo e no Nordeste, no Norte que é tudo muito mais precário…..será que não temos médicos brasileiros ou o governo não quer contratar…

    • vanessacoronate July 19, 2013 at 4:54 pm #

      Renata,
      Eu ainda não havia considerado a possibilidade do governo não querer contratar, mas também não seria nenhuma novidade…

  5. anatsunematsu July 19, 2013 at 3:14 pm #

    Acho justa a contratação de médicos estrangeiros, tendo em vista a dificuldade de encontrar médicos em número suficiente para o atendimento da população, nos hospitais públicos e postos de saúde de todos os bairros e cidades do país.

  6. carla8arbosa July 19, 2013 at 3:03 pm #

    A questão é que necessitamos de mais profissionais para a área da saúde, assim como, de outras áreas, infelizmente, acompanhamos diariamente situações de pessoas que morrem na fila de hospitais ou que por vezes passam dias esperando um atendimento que não chega. As condições da saúde são precárias, acredito que esses incentivos aos médicos são válidos, mas é preciso uma conscientização maior deles de que o salário é importante sim, mas a questão social também conta bastante, é a profissão escolhida e por isso, é necessário abraçá-la. Não sou contra a vinda de médicos, desde que estes estejam preparados para atuar na área, dando-se isso por meio de comprovação das instituições de ensino e das condições de ensino. O profissional brasileiro precisa ser valorizado, mas também precisa valorizar o seu meio, o seu país.

  7. betosol28 July 19, 2013 at 2:59 pm #

    O mais apropriado é contratar através de concursos, médicos brasileiros e sobrando vagas, concursos para os médicos estrangeiros. Uma questão muito importante é a validação do diploma dos estrangeiros serem sim avaliados aqui e aprovados por uma comissão.

    • vanessacoronate July 19, 2013 at 3:01 pm #

      Beto,
      Interessante o concurso para estrangeiros, pelo menos o idioma eles teriam que dominar.

  8. michelesj July 19, 2013 at 2:47 pm #

    A questão que o país como o Brasil tem muitos médicos, o problema que a rede pública de saúde não tem salários atrativos e nem as melhores qualidade de trabalho. Pois, se falta medicamento que são essenciais nos hospitais, AMA e UBS já que tudo precisa se esperar as licitações. Contundo, pacientes acabam morrendo por não ter muitas das vezes o remédio disponível ou por não ter condições para comprar o medicamento.

    • vanessacoronate July 19, 2013 at 3:04 pm #

      Michele, sendo assim, o problema não é exatamente aumentar o número de médicos, correto? Há muitos outros males que precisam ser tratados, ao invés de se pensar apenas em mais profissionais.

      • michelesj July 19, 2013 at 3:26 pm #

        Quando se coloca salários atrativos e melhores condições de trabalho, não seria necessário que os médicos trabalhassem em vários lugares para ter um salário digno, já que presenciei em um estágio que o médico morreu por trabalhar demais, em um hospital público e outras três redes particulares, não dormia e nem tinha vida social. Sendo assim, não seria necessário que tivesse médicos estrangeiros em nosso país.

  9. jessicamposoliveira July 19, 2013 at 2:40 pm #

    A vinda de médicos estrangeiros para o Brasil é uma questão delicada justamente por que afeta “setores” distintos da nossa sociedade. Primeiramente, acreditei que a ideia seria descabida, já temos muitos médicos em nosso país e acreditava que eles seriam suficientes para dar conta da saúde brasileira, mas acredito que a minha opinião era essa devido ao afunilamento da minha perspectiva de sociedade – considerei apenas a minha sociedade, e não os diferentes “Brasils” que existem além da fronteira do estado de São Paulo. Se imaginarmos que a saúde da cidade de São Paulo é precarizada e ELITIZADA, como não será a situação da sáude em lugares perifícos nos quais direitos humanos básicos (educação, saneamento, alimentação) ainda não chegaram?

    • vanessacoronate July 19, 2013 at 3:09 pm #

      Jessica,
      Em um dos links há uma pergunta ao estilo tostines: o que vale mais um consultório bem equipado sem médico ou um médico atendendo em uma garagem? É para pensar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: