PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

19 Jul

Considerando minha quase total inexperiência com o documento apresentado, bem como com o material do aluno e rotinas em rede estadual, posso ressaltar algumas informações relevantes que foram destacadas por ele baseando-me pelo questionário previamente apresentado e também sobre minhas conclusões baseadas no texto.

É possível compreender através do PCN que o ensino de Língua Portuguesa, por muito tempo não tinha objetivos mais específicos a não ser a nível de alfabetização e, quando um indivíduo prolongava seus estudos, tinha a possibilidade de tomar conhecimento de poética e retórica, por exemplo, mas isso não era acessível a uma população geral. Posteriormente (e tardiamente), foi inserida a função de ensinar a gramática da língua de fato. Entretanto, ainda permaneceram as barreiras que selecionava o público com acesso a uma educação melhorada. Só então de uns tempos para cá que a preocupação com um meio mais eficaz de aprendizagem do Português vem sendo pensado para que a qualidade do domínio linguístico do falante seja aperfeiçoada.

Analisando essas informações, muitos questionamentos podem ser levantados acerca da educação e nível de compreensão dos alunos, no caso, brasileiros. A forma como o ensino da Língua Portuguesa foi abordado nos primórdios da estrutura educacional no país, aliada à nossa cultura, não propiciou um desenvolvimento adequado para que hoje, em estados mais “avançados” de educação, tenha-se verdadeiramente um aprendizado eficaz, tanto por falta de estrutura, políticas pedagógicas, preparação docente e discente. Agora, faz-se uma tentativa quase desesperada para atingir patamares que até hoje não se obteve.

Larissa Capito

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: