Proposta Curricular

19 Jul

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo apresenta os princípios orientadores para uma escola capaz de promover as competências indispensáveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo. Priorizando a competência de leitura e escrita, a proposta define a escola como escola como espaço de cultura e de articulação de competências e conteúdos disciplinares.

A Proposta Curricular tem como princípios centrais: a escola que aprende, o currículo como espaço de cultura, as competências como eixo de aprendizagem, a prioridade da competência de leitura e de escrita, a articulação das competências para aprender e a contextualização do mundo do trabalho.

A escola que aprende parte do principio de que ninguém conhece tudo e de que o conhecimento coletivo é maior que a soma dos conhecimentos individuais. A Escola que aprende faz o trabalho colaborativo, para a formação de uma comunidade “aprendente”.

Currículo é a expressão de que tudo que existe na cultura cientifica, artística e humanista, transposto para uma situação de aprendizagem e ensino e quando o projeto pedagógico da escola prioriza tudo isso, o resultado será bem satisfatório.

Um currículo referido a competências supõe  que se aceite o desafio de promover os conhecimentos próprios de cada disciplina articuladamente às competências e habilidades do aluno. Adquirindo essas competências e habilidades o aluno fará uma leitura critica de mundo, saberá compreender  e propor explicações , para entender suas ideias e compartilhar com o outro.

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