Atividade de escrita para escolas: cartas formais

3 Jul

Gostaria de compartilhar uma atividade escolar muito enriquecedora que participei na sexta série. Na época estudava numa escola pública em Philadelphia nos Estados Unidos e a matéria era Social Studies.

Como estamos discutindo atividades de ensino de escrita no workshop de escrita da professora Marília na VIII USP Escola, lembrei desta atividade que me ensinou a escrever cartas formais.

O assunto de debate era a fabricação e venda de armas químicas. Após aprender um pouco sobre a política de vendas de armas químicas nos Estados Unidos, cada aluno poderia escolher um país e fazer uma pesquisa na internet sobre a política de vendas daquele país. Como o único brasileiro na turma, naturalmente escolhi o Brasil.

O próximo passo foi descobrir o nome e endereço de correspondência do embaixador do país de escolha e escrever uma carta formal com as devidas apresentações e uma pergunta sobre o assunto de debate: a política, a fabricação e venda de armas químicas.

Escrevi e reescrevi a carta algumas vezes e meu professor me auxiliou na escrita e revisão da carta.

Após imprimir, colocamos as cartas em envelopes e enviamos pelo correio para seus respectivos destinos. Duas semanas depois recebi uma carta oficial da embaixada assinada pelo embaixador agradecendo o meu interesse no assunto e respondendo as minhas questões. Descobri então que o Brasil fabricava sim armas químicas e durante um tempo vendeu estas armas para o Irã.

Fiquei muito feliz por ter recebido uma resposta de alguém tão importante e isso serviu de motivação para escrever e estudar. Algum tempo depois houve um evento em que alunos selecionados de todo o distrito de Philadelphia participaram representando países de todo o mundo. Fui um dos representantes do Brasil e apresentei minha carta e resposta da embaixada como objeto de pesquisa. Foi realmente uma atividade enriquecedora!

Acho que as escolas públicas no Brasil poderiam organizar atividades semelhantes.

E você já escreveu uma carta a alguma embaixada ou órgão público? Sua escola o distrito já promoveu alguma atividade desse tipo com seus alunos? Como você poderia preparar seus alunos para escrever uma carta formal com uma audiência real que poderia responde-las?

 Arian Fernandes Pereira

Leave a Reply

