Workshop – Work in Trios Professor José Augusto

3 Jul

Work in Trios

 

  • Descreva brevemente o perfil de sua unidade escolar em termos de:
  • Infraestrutura – corpo docente e discente.
  • Proponha uma intervenção com o objetivo de aplicar a lei 10.639/2003
  • Compartilhe suas ideias!

4 Responses to “Workshop – Work in Trios Professor José Augusto”

  1. Adriana Aparecida Oliveira July 4, 2014 at 9:27 pm #

    A minha escola é de porte médio com muitos professores.
    Segundo a discussão que tive com minha colega Daniela e mestre José Augusto, quero realizar um projeto interdisciplinar para trabalhar como o aluno apresenta a cultura do mulato para o estrangeiro.
    O objetivo maior é motivar os discentes para eles mostrarem o potencial que possuem.
    Trabalharei com o Livro “Casa Grande e Senzala” de Gilberto Freire” onde os alunos responderão dez sentenças com o ponto principal do livro, para isso, eles pesquisarão a biografia de Gilberto Freire, conhecerão a história do livro (ler o livro ou assistir ao filme,se houver) e em grupos pesquisarão temas como cultura, línguas, comida, religiões,vestimenta, música e miscigenação.Cada grupo ficará responsável por um tema.
    Os trabalhos serão apresentados em um seminário e postados no blog da escola ou da turma.
    A segunda parte está relacionada com a origem do Funk;o alunado deverá pesquisar a origem e trajetória da história do Funk ( anos 60 e 70 por ex.) e fazer uma seleção dos músicos que mais gostaram (James Brow…). Deixo claro que a pesquisa não está relacionada com o Funk de conteúdo ambíguo.É interessante que eles façam uma comaparação com o Funk norte americano e o brasileiro.Esta parte também será postada no blog.
    Sugestão de site: http://www.brasilescola.com/artes/funk.htm.

  2. Eliana Miguel July 3, 2014 at 7:55 pm #

    Na escola em que trabalho com referência a infraestrutura, ela possui 16 salas de aulas, manhã, tarde e noite. Ela oferece Ensino Fundamental II, Ensino Médio Regular e os Três termos do EJA. São muitos alunos e muitos professores, porém, não tenho como mensurar.
    Com referência a lei 10.639/2003, a realização de um Sarau com a exposição na escola, sobre os poetas, a arte e a cultura Afro-Brasileira e Africana, involve os alunos e o corpo docente na valorização dessa cultura no Brasil.

  3. Priscila / Andréia / Sônia July 3, 2014 at 7:39 pm #

    Preparamos uma atividade descrita aqui de forma superficial, mas que dá uma ideia geral do que pode ser desenvolvido
    Estudar a biografia de uma personalidade do ativismo contra o racismo para desenvolver a reflexão sobre o que leva ao racismo

    1° passo – Pergunta perturbadora + Vídeo do discurso “I have a dream”

    2º passo – Estudo de vocabulário para leitura de texto

    3º passo – Biografia de Martin Luther King

    http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/1964/king-bio.html

    4º passo – Roda de debate ” Por que MLK foi morto?”

    5º passo – Música “Pride” do U2 para mostrar aos alunos o impacto que essa personalidade tem sobre o mundo atual, e como sua história inspira muitas pessoas no mundo.

    6º passo – Fechamento Vídeo para mostrar que o racismo é cultural, e que todos somos iguais

  4. elapnobrega July 3, 2014 at 7:35 pm #

    Esta é uma atividade que pode ser feita sim na unidade escolar em que trabalho. E tanto o corpo docente quanto o discente aceitariam essa proposta. Penso que seria interessante trabalhar essa perspectiva, uma vez que muitas vezes não nos atentamos a questão do preconceito e por que isso ocorre.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: